Tenho vergonha de usar aparelho auditivo, e agora?     Categoria:

Você já sabe que precisa usar aparelho auditivo, mas ainda não venceu a vergonha de incorporar o equipamento à sua rotina? Esse sentimento pode ser comum na população que tem problemas de audição, mas atravessar a barreira do medo é importante para voltar a ter uma vida com estímulos sonoros completos.

Aqui, vamos ajudar você a transpor esse preconceito interno com o uso do aparelho e aproveitar todos os seus benefícios. Continue com a leitura.

Reflita sobre por que o aparelho auditivo causa vergonha

Em geral, não paramos para refletir sobre aquilo que sentimos, apenas deixamos as emoções virem. Só que a autorreflexão nos ajuda a entender melhor o que nos incomoda e, assim, podemos agir para mudar nosso pensamento.

Por que você tem vergonha de usar aparelho auditivo? Está com receio de como as pessoas vão reagir? Sente que isso pode prejudicá-lo no trabalho? Liste todas as razões que causam incômodo e reflita sobre quantas delas têm fundamento real, quantas são apenas suposições e o que você pode fazer para melhorar o seu bem-estar.

Dê um novo significado ao uso do aparelho

Ao invés de associar o aparelho com um prolema, o conecte com uma solução. Não pense que você está usando o equipamento porque tem dificuldades para ouvir, pense que com ele você consegue ouvir melhor de novo. Foque no presente e nos benefícios que o aparelho consegue trazer.

Busque informações

Quanto mais informações você tiver sobre o aparelho auditivo, seu funcionamento e os modelos disponíveis, mais fácil será adaptá-lo ao cotidiano. Você pode encontrar um modelo discreto, que fica quase imperceptível, ou pode usar um modelo tradicional. O importante é que ambos o ajudam na comunicação entre você e seus amigos ou familiares, por exemplo.

Procure também conversar com pessoas que já usam o equipamento, pergunte como elas se sentem e as dificuldades que enfrentaram. Não fique centrado apenas no que você acha sobre os aparelhos auditivos, informe-se.

Foque nos benefícios dos aparelhos auditivos

Por mais que você sinta vergonha de usar um aparelho auditivo, lembre-se que ele para a auxilia diversas atividades da sua vida cotidiana. Entre elas podemos citar:

  • integração familiar;
  • desempenho no trabalho;
  • autonomia para realizar atividades fora de casa;
  • compreensão das conversas;
  • senso de orientação espacial.

Lembre-se dos problemas de não usar o equipamento

Caso você se deixe vencer pela vergonha e não use aparelhos auditivos, os problemas tendem a aumentar. Quanto mais tempo o cérebro passa sem os estímulos sonoros adequados, mais difícil é o processo de reabilitação. Além disso, sem a prótese, você continuará com dificuldades para entender conversas, relacionar-se no trabalho e realizar atividades de forma tranquila no cotidiano.

Quando se fala em problemas auditivos, é importante fazer o processo de adaptação aos poucos, buscar informações e observar tudo que pode melhorar em sua vida depois de fazer uso do equipamento. Não deixe a vergonha privar você de aproveitar a vida de modo completo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil ajudado e caso tenha alguma dúvida sobre aparelhos auditivos entre em contato conosco.