Passos simples para não ter mais vergonha de usar aparelhos auditivos Categoria:

Os aparelhos auditivos melhoram muito a qualidade de vida de quem tem dificuldades para escutar. Eles ajudam na recuperação da autoconfiança e diminuem os problemas de interação social. Mesmo com os benefícios, às vezes sentimos vergonha de usar o produto e os motivos são os mais diversos. Caso você tenha esse tipo de receio não pode deixar de ler este artigo. Continue acompanhando.

Observe os benefícios dos aparelhos auditivos

Descobrir um processo de perda auditiva  quase sempre gera um grande impacto na vida. Só que esse medo inicial é abrandado com o tratamento correto e os aparelhos auditivos são parte desse processo. Eles amplificam o som, ajudando você a escutar conversas, perceber o barulho da natureza, melhorar a sua atenção no trânsito, entre outros aspectos. Portanto, a qualidade de vida passa a ter grande melhoria.

Sendo assim, pense bem: você quer abrir mão da capacidade de ouvir e do bem-estar que isso lhe proporciona por causa de vergonha?

Trabalhe a autoconfiança

Reflita sobre as suas habilidades e limitações. Pense nas experiências que já viveu e nos problemas enfrentados. Depois de tudo isso, avalie o quanto você é uma pessoa capaz. Não é um problema auditivo que o torna inferior, ele apenas é uma dificuldade que exige novas formas de adaptação.

Ignore olhares curiosos sobre o aparelho auditivo. As pessoas não estão habituadas ao diferente, então cabe a você ter uma postura diferente e não esperar que o outro aja de outras maneiras.

Conheça os diferentes tipos de aparelhos auditivos

Com as mudanças tecnológicas, a variedade de aparelhos para quem tem perda auditiva está cada vez maior. Portanto, conheça os modelos existentes e descubra aquele que melhor atende às suas necessidades. Você também pode personalizá-los escolhendo cor, tamanho e formato. No caso do uso por crianças, vale a pena até decorar os aparelhos com adesivos, o que garante um aspecto lúdico.

Não tenha pressa em se adaptar

Trabalhe no seu ritmo. Procure se habituar à ideia de usar um aparelho auditivo e, aos poucos, vá entrando em contato novamente com os sons cotidianos. Inicialmente, saia com o aparelho para locais onde você se sinta confortável e, aos poucos, amplie seu uso. Caso sinta dificuldades em se adaptar ao modelo, vale a pena procurar orientação profissional e encontrar outro produto mais adequado.

Esteja junto de pessoas que lhe apoiam

Quando você tem suporte do seu grupo de convivência tudo se torna mais simples. Portanto, busque apoio em familiares, núcleo religioso ou com amigos. O importante é receber apoio  para seguir com o tratamento e melhorar sua qualidade de vida.

Converse com quem também usa aparelhos auditivos

Entrar em contato com pessoas que passam por situações similares às suas é uma boa forma de compartilhar e superar dificuldades. Isso inclui a vergonha em usar aparelhos auditivos. Procure grupos no Facebook, por exemplo, e conte a sua experiência ou apenas leia os posts das outras pessoas. Isso vai ajudar você a se sentir acolhido e também a entender como outros superaram problemas envolvendo a dificuldade de ouvir.

Seguindo os passos expostos aqui vai ser muito mais simples vencer o receio relativo ao uso de aparelhos auditivos. Afinal, por que ter vergonha de algo que vai melhorar a sua vida? Pense sobre o assunto.