Verdades ou mitos da perda auditiva: tire suas dúvidas Categoria:

Este é um assunto muito importante quando falamos em saúde e audição, por isso existem muitas informações passadas por aí, principalmente pela internet, que não condizem com a realidade.

Este é um assunto muito importante quando falamos em saúde e audição, por isso existem muitas informações passadas por aí, principalmente pela internet, que não condizem com a realidade.

Para ajudar a tirar essas dúvidas e passar informações corretas que podem ajudar outras pessoas, trouxemos alguns mitos e verdades sobre o assunto. Continue lendo este conteúdo!

1. Perda auditiva não tem solução?

A verdade é que, antigamente, com pouca pesquisa e falta de tecnologia para buscar soluções, os pacientes que passavam por casos de perda auditiva eram instruídos aprender a viver com a situação.

Entretanto, hoje em dia quase 95% das pessoas com perda auditiva neurossensocial, um dos tipos mais comuns, podem ser muito beneficiadas com o uso de aparelhos auditivos, que devolve a sensação de viver em sociedade.

2. É verdade que apenas pessoas idosas podem ter perda auditiva?

A perda auditiva na terceira idade, que é chamada de presbiacusia, costuma sim ser mais comum, já que o sistema auditivo passa por um processo de envelhecimento que altera seu processo de funcionamento, mas não é a única causa da perda auditiva.

Não existe faixa etária para a ocorrência de um problema auditivo, pois irá depender da causa da deficiência. Indivíduos que vivem constantemente com sons altos podem comprometer a audição em qualquer idade.

3. Medicamentos podem prejudicar a audição

Sim, existem diversos medicamentos que podem causas danos ao sistema coclear e vestibular, estruturas muito importantes para a audição. Por isso, é essencial perguntar ao médico sobre os riscos dos medicamentos e não esquecer dos exames frequentes para monitorar possíveis perdas auditivas.

Tem outras dúvidas sobre a perda auditiva, zumbido ou como podemos ajudar a solucionar essas condições. A Menthel aguarda o seu contato, estamos à disposição!