Por que aparelhos auditivos podem ser comparados a equipamentos eletrônicos muito avançados? Categoria:

Você sabe como os parelhos auditivos funcionam? Já parou para imaginar como eles conseguem captar o som e ajudar pessoas a ouvirem novamente? A tecnologia auditiva está bastante avançada e isso faz com que os aparelhos possam ser comparados com equipamentos eletrônicos de última geração. Quer entender melhor tudo isso? Então, acompanhe o artigo de hoje.

Sobre a tecnologia auditiva

Os aparelhos auditivos foram criados no século XIX. Inicialmente, eles eram apenas cornetas que ampliavam o som de forma básica. Anos mais tarde chegaram ao mercado como equipamentos eletrônicos e, a partir daí, a tecnologia evoluiu. Hoje, cada aparelho é formado por três componentes básicos: microfone, amplificador de som e receptor. Em conjunto, essas estruturas conseguem captar o som ambiente e também o timbre da fala.

A tecnologia auditiva faz uso de programas computadorizados para ajustar ajustar cada aparelho de acordo com as necessidades do paciente. Isso é feito com base nos resultados dos testes audiometricos. Sendo assim, o equipamento vem personalizado para cada usuário, porém caso surjam alguns incômodos durante o uso, basta entrar em contato com o profissional. Ele irá realizar ajustes de ruído, volume e dezenas de outras possibilidades.

Fala e som ambiente

No cotidiano, a orelha processa diferentes tipos de sons: fala humana, barulho de trânsito, música etc. Como o aparelho auditivo consegue processar tudo isso? Utilizando muita tecnologia. Os equipamentos conseguem mudar de volume dependendo do ambiente em que você se encontre e fazem ajustes automáticos de ruídos, separando a fala do restante dos estímulos sonoros.

Quando você está com um grupo de amigos em um local movimentado, o microfone do aparelho se movimenta e amplia o raio de captação, mas mantem-se direcionado para a fala. Isso evita que os ruídos se misturem. Assim, ajudam você a distinguir o que seu amigo está dizendo das conversas com os grupos ao redor, por exemplo.

Conexão com televisores e telefones

A tecnologia auditiva também surge no momento em que você está assistindo a um programa na televisão ou na hora de atender o celular. Existem acessórios específicos que criam uma conexão direta entre o aparelho na sua orelha e os equipamentos eletrônicos. Ou seja, é como se o som fosse transmitido sem precisar passar pelo ambiente.

Com os acessórios, você consegue atender o telefone e ouvir a pessoa do outro lado sem nem precisar encostar o telefone na orelha. A mesma coisa ocorre na hora de ouvir música sem precisar de fones, por exemplo. Tudo isso é feito via conexão bluetooth.

Redução da percepção do zumbido

A tecnologia auditiva também mostra-se avançada no momento de reduzir a percepção dos zumbidos. Existem aplicativos de celular que se conectam ao aparelho e podem transmitir sons relaxantes ou frequências similares às do zumbido e retirar o foco de atenção do paciente desse incômodo.

Em suma, os aparelhos auditivos modernos possuem uma tecnologia avançada que busca reproduzir ao máximo os mecanismos orgânicos de captação dos sons. Eles são equipamentos com recursos bem desenvolvidos, apesar da estrutura pequena e isso os torna ainda mais impressionantes.

Quer saber mais informações sobre os aparelhos auditivos? Entre em contato conosco aqui da Menthel. Temos uma equipe especializada para atender você.