Quais são as causas da surdez súbita? Descubra aqui

Categoria:

surdez subita

Já imaginou acordar um dia de repente e não conseguir ouvir nada? Isso parece um tanto assustador, mas é algo que pode ocorrer. A surdez súbita, como o próprio nome sugere, aparece de forma rápida e sem aviso prévio, ocasionando problemas auditivos de diferentes níveis.

Quando essa situação ocorre é mais do que importante buscar atendimento médico imediato para que seja iniciado o tratamento mais adequado. Do contrário, o problema pode se agravar e tornar-se irreversível. Porém, quais são as causas da surdez súbita? Caso você não tenha ideia do que pode originar essa disfunção, venha conosco. Ao longo do post, vamos explicar todos os detalhes sobre o assunto.

O debate em torno das causas da surdez súbita

A surdez súbita é, em geral, um problema neurossensorial. Isso quer dizer que ela afeta o ouvido interno. Suas causas, no entanto, geram certa controvérsia na comunidade médica, existindo várias possíveis razões para o aparecimento da disfunção.

Na verdade, o médico e professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Francis Blair Simmons afirmou, em 1973, que a surdez súbita era “um sintoma à procura de um diagnóstico.” E, ainda hoje, é difícil identificar o que origina o problema em um paciente.

O que se sabe é que ela pode afetar uma a cada cinco mil ou dez mil pessoas e ocorre, geralmente, em apenas um dos ouvidos. Além disso, o nível da perda fica entre moderada ou severa e desenvolve-se dentro de poucas horas.

As possíveis explicações para o aparecimento da surdez súbita (h2)

Apesar do debate em torno das causas da surdez súbita, é possível identificar algumas razões que interferem no surgimento desse tipo de problema.

Traumatismo craniano

Uma pancada forte na cabeça, mesmo que não seja na região específica do ouvido, pode causar lesões que afetam as células auditivas, ocasionando a surdez.

Mudanças de pressão

Mudanças de pressão, quando ocorrem de forma súbita, podem gerar um vácuo entre os ouvidos médio e interno, ocasionando a surdez. Nesse caso, o problema resolve-se de forma automática depois de pouco tempo.

Infecções

Infecções auditivas, como a otite, ou infecções gerais, como o sarampo, a meningite e a caxumba também podem ocasionar a surdez súbita.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes geram desequilíbrio no organismo, e o sistema imunológico pode atacar os nervos auditivos, gerando a surdez. Um exemplo desse tipo de enfermidade é a síndrome de Cogan.

Medicamentos ototóxicos

Utilizar medicamentos sem a correta orientação médica pode gerar diversos problemas, e a surdez súbita é um deles. Afinal de contas, existem vários remédios cujos efeitos colaterais geram lesões auditivas, entre eles podemos citar antibióticos e anti-inflamatórios.

Exposição a sons muito altos

Quando você passa muito tempo exposto a sons com altos volumes, isso pode gerar uma lesão momentânea aos nervos auditivos, causando a surdez. Aqui, contudo, o problema tende a sumir pouco tempo depois que você se afasta do som.

A ajuda médica: tratamento para a surdez súbita

Caso você apresente um quadro de surdez súbita é extremamente necessário procurar ajuda médica, principalmente se o problema permanecer por mais de dois dias. A partir daí, o profissional fará os exames necessários e a análise clínica para identificar a causa originária da condição.

De acordo com os resultados, pode ser necessário realizar alguma cirurgia, tomar remédios do tipo corticosteroides ou finalizar algum tratamento anterior. Tudo vai depender do quadro avaliado.

Diante do que explicamos, é possível perceber que a surdez súbita tem causas diversas. Porém, independentemente da origem do problema, o certo é que seu tratamento deve ser rápido. Por isso, se notar alguma alteração em sua capacidade auditiva, procure a orientação profissional adequada.

Gostou do post de hoje? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Conheça nossa loja online Loja online