Qual o aparelho auditivo certo para mim?

Categoria:
aparelho auditivo certo

Você descobriu que precisa usar aparelho auditivo e, agora, deu-se conta de quem existem diversos modelos desse equipamento. Na verdade, os detalhes são tantos que os aparelhos assemelham-se a celulares ou notebooks de alta tecnologia. Então, como escolher o melhor modelo para suas necessidades? Essa é uma dúvida muito comum.

Para não deixar você perdido nesse universo tecnológico, selecionamos algumas informações extremamente úteis no artigo de hoje. Assim, siga acompanhando!

Os diferentes modelos de aparelho auditivo e a análise do fonoaudiólogo

Como comentamos no início do texto, o mercado oferece hoje diversos modelos de aparelho auditivo. Em geral, eles estão divididos em cinco categorias: adaptação aberta, receptores no canal, retroauricular, microcanal e intra-canal. Cada uma delas traz equipamentos com um formato específico e também com tecnologia voltada para graus diversos de perda auditiva.

Sendo assim, é essencial a conversa com um fonoaudiólogo para saber qual modelo ou categoria atende o que está prescrito na receita médica que você tem. Ou seja, a escolha do aparelho auditivo é feita em conjunto com um especialista. Então, explique a ele suas necessidades e expectativas e preste atenção às indicações dadas.

O seu estilo de vida: trabalho, exercícios e vida social

Enquanto estiver conversando com o fonoaudiólogo, fale sobre o estilo de vida que você tem. Explique se pratica regularmente exercícios físicos, conte como é seu ambiente de trabalho — é mais tranquilo ou em um local muito barulhento? — e mencione sua rotina social.

Tudo isso influencia no modelo de aparelho auditivo que você deve adquirir. A razão é que, dependendo da rotina, alguns itens são indispensáveis. Outros, no entanto, podem não fazer diferença nenhuma em seu cotidiano. Um exemplo disso são os equipamentos com potentes redutores de ruído. Essa é uma funcionalidade essencial para quem está sempre em ambientes tumultuados, pois facilita a compreensão da fala.

A familiaridade com a tecnologia

Assim como seu estilo de vida é um fator chave na escolha do aparelho auditivo, a familiaridade que você  possui com a tecnologia também é um ponto de análise importante. Isso porque cada modelo possui ajustes e funcionalidades próprias. Assim, existem equipamentos que exigem um maior conhecimento sobre questões como bluetooth, aplicativos de celular, conectividade sem fio etc.

Claro que você pode aprender a mexer nas funcionalidades citadas mesmo sem ter conhecimento prévio, apenas terá um pouco mais dificuldade para se adaptar a elas. Sinalize ao especialista.

O teste do aparelho auditivo

Mesmo colocando em prática tudo o que apresentamos nos tópicos anteriores, você só vai saber qual o aparelho auditivo ideal para suas necessidades depois de testá-lo. Sendo assim, solicite uma avaliação sem compromisso do produto.

O ideal é que você leve o aparelho para casa e possa perceber suas funcionalidades no cotidiano, seja com sua família ou no trabalho. Aqui na Menthel, por exemplo, temos um serviço de Home Test gratuito, no qual você pode passar alguns dias usando o modelo escolhido e, assim, sentir na prática a ação do equipamento.

Bem, ao observar os quatro pontos detalhados ao longo do artigo, você consegue escolher o aparelho auditivo certo para suas necessidades. Portanto, tenha paciência na hora de procurar os modelos disponíveis, faça testes, analise sua rotina de vida  e reflita sobre o que você, realmente, busca no equipamento.

E, caso tenha mais alguma dúvida, pode entrar em contato conosco aqui da Menthel clicando no banner abaixo. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.