Quais os problemas que um tapa no ouvido pode ocasionar?

Categoria:
tapa no ouvido

Você sabia que um simples tapa no ouvido pode ter consequências graves para a nossa audição? É isso mesmo, aquela brincadeira boba entre amigos ou aquele gesto de reclamação dos pais, tem chances de causar problemas irreversíveis.

Caso tenha ficado curioso sobre o assunto, siga acompanhando o texto de hoje. Aqui, vamos explicar os motivos dessa situação ocorrer! Boa leitura.

Ouvido abafado: o que pode ser e como tratar?

Como um tapa no ouvido afeta a orelha

A estrutura auditiva possui componentes muito delicados, e eles podem ser afetados por uma séries de situações. Entre elas, podemos citar a exposição à pressão intensa. Essa pressão gera um vácuo dentro do canal do ouvido. O que dificulta a transmissão do som e, muitas vezes, força a membrana do tímpano ao ponto de rompê-la.

Quando estamos em altitudes elevadas ou depois de fazer um mergulho mais profundo, enfrentamos uma variação de pressão entre o nosso organismo e o ambiente externo. Isso pode ocasionar os problemas auditivos citados. Contudo, essa tensão também aparece em situações cotidianas que parecem banais, como o tapa no ouvido.

O problema ocorre por causa do forte choque que a região enfrenta depois do tapa. Então, dependendo da pressão exercida, a área pode até sangrar. Além disso, as estruturas sofrem também um impacto vibracional, o que afeta os ossículos da orelha média. Como resultado, eles continuam trepidando mesmo depois do tapa. O que gera um tipo de zumbido.

Pode ser interessante: 05 Fatos a respeito do zumbido.

Como identificar os problemas ocasionados por essa ação?

Dependendo da gravidade da situação, é possível ter perda auditiva temporária. Isso é ocasionado, exatamente, pelo vácuo gerado em consequência da pressão, dificultando o movimento das ondas sonoras.

Além disso, a pessoa pode apresentar dor de ouvido com diferentes intensidades, bem como sangramentos. Esses sintomas aparecem, em geral, como resultado do traumatismo enfrentado pelo tímpano. E dependendo da força empregada, essa membrana pode se romper, gerando perda de audição. Nesse caso, para tratar o problema, é preciso fazer cirurgia.

O zumbido, mencionado anteriormente, também é outro sintoma de que o tapa no ouvido teve consequências para o organismo. Contudo, algumas vezes, os sinais não ficam aparentes e, mesmo assim, a região pode ter sido afetada internamente.

Afinal, quando a vibração sobre as estruturas auriculares é muito intensa, ela chega a afetar a cóclea, no ouvido interno. Sendo assim, é mais do que importante sempre procurar um médico depois desse tipo de situação.

Como funciona o tratamento depois de um tapa no ouvido?

Bem, a primeira coisa a ser feita é passar por uma análise clínica junto a um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. Esses profissionais vão avaliar a estrutura auditiva usando equipamentos específicos, como o otoscópio.

Dependendo do caso, eles também podem solicitar exames como a imitanciometria ou a audiometria. De modo a verificar como está a capacidade de audição do paciente. Se for detectado alguma alteração, vários tratamentos podem ser indicados. Entre eles podemos citar:

  • o uso de aparelhos auditivos;
  • a realização de cirurgia de reparação;
  • a realização de atividades específicas para reduzir o zumbido.

Como deu para perceber, o famoso tapa no ouvido pode trazer sérias consequência para a saúde auditiva. Sendo assim, ele não deve ser encarado como uma simples brincadeira ou ação corretiva. Afinal de contas, isso pode fazer alguém perder a capacidade de ouvir de maneira permanente.

Portanto, compartilhe este post com seus colegas e familiares, deixando-os informados sobre os riscos dos tapas na orelha.

agende agora
Conheça nossa loja online Loja online

Menthel agora é Comunicare

Estamos prontos para ir aonde o som nos levar. A Menthel, uma empresa que nasceu em Recife/PE e conquistou todo o Norte e Nordeste do país, ganhou asas para voar por todo o Brasil, Chile e, em breve, muito mais longe. Agora que somos Comunicare, levaremos com muito respeito e orgulho a história da Menthel, que também faz parte da nossa. Afinal, sempre compartilhamos da mesma essência de dedicação a você. Seja muito bem-vindo! Vamos descobrir novos sons e horizontes juntos, expandindo nosso mundo enquanto expandimos o seu.

Agora assista a última mensagem da Menthel com uma certeza: daqui em diante, será ainda mais incrível.

Clique abaixo e conheça nosso novo site, que vai continuar sendo um dos nossos canais de comunicação oficial com você.

comunicareaparelhosauditivos.com