Preciso usar aparelho auditivo, e agora?    

Categoria:

 

Pessoas com diferentes níveis de perda auditiva podem se beneficiar com o uso de aparelhos auditivos. Eles melhoram muito a qualidade de vida e adaptam-se aos mais variados perfis de indivíduos. Porém, assim que descobrimos a necessidade de usar esses equipamentos, muitas dúvidas e expectativa podem surgir. Para tornar esse primeiro momento mais tranquilo criamos o artigo de hoje. Continue acompanhando.

Preciso usar aparelho auditivo: momento da descoberta

Você só vai, efetivamente, saber que precisa usar um aparelho auditivo depois de uma consulta médica, porém alguns indícios podem ser observados no cotidiano. Fique atento se:

  • perceber um zumbido no ouvido;
  • escutar, mas não entender o que outras pessoas falam;
  • aumentar muito o volume da televisão;
  • não escutar sons corriqueiros dentro de casa;
  • pedir para outras pessoas repetirem várias vezes o que disseram.

Caso você tenha vários desses sinais procure atendimento especializado, inclusive, pode entrar em contato aqui com a Menthel se quiser esclarecer alguma dúvida. Porém se o diagnóstico já está definido, usar o aparelho auditivo vai trazer uma etapa de muitas descobertas e não precisa ter receio de vivenciá-la.

Procure o máximo de informações possíveis

Tudo que é novo em nossas vidas gera expectativa e ansiedade, usar aparelho auditivo não é diferente. Sendo assim, procure o máximo de informações possíveis sobre esse tipo de equipamento. Faça perguntas ao seu médico fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, pesquise na internet, em livros e converse com pessoas que também usam aparelho auditivo.

Quando possuímos informações sobre um assunto, nossos medos e dúvidas diminuem bastante e conseguimos aproveitar melhor as experiências cotidianas.

Converse com a família

O suporte da família é muito importante nessa nova etapa. Converse com seus familiares sobre o uso do aparelho e, se possível, peça para algum deles ir com você em uma das consultas com o médico. Assim, ambos ficam sabendo como o relacionamento vai melhorar depois do uso do aparelho.

Esteja disposto a viver novas experiências

Nosso cérebro não gosta de mudanças. Então, depois de um tempo com dificuldades para ouvir, você pode estranhar quando o problema for resolvido. Serão muitos estímulos ao mesmo tempo e isso pode causar um pouco de cansaço ou até certo receio. Estar disposto a viver essas novas experiências é essencial para redescobrir os sons e melhorar a qualidade de vida.

Tenha paciência durante o processo de adaptação

O mercado oferece vários modelos de aparelhos auditivos e você precisa encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Esse processo precisa ser feito junto a um especialista e você precisa sentir-se confortável. Por isso, experimente o equipamento e indique ao profissional qualquer desconforto que sentir. Assim, serão feitos os ajustes necessários.

Vença a vergonha de usar aparelho auditivo

Muitas pessoas sentem vergonha de usar aparelho auditivo e as razões são as mais diversas. O importante é deixar essa sensação de lado para aproveitar o benefício de voltar a escutar com clareza proporcionado pelo equipamento.

Descobrir que precisa usar aparelho auditivo é uma oportunidade de voltar a aproveitar a vida em toda sua plenitude. O momento de ansiedade é natural, porém depois dele, a alegria é quase certa. Assim, quando sentir qualquer insegurança converse com a família, seu médico ou com profissionais especialistas em equipamentos auditivos, como a equipe aqui da Menthel. Assim, tudo torna-se mais simples.