Por que utilizar aparelhos auditivos nos dois ouvidos? 

Categoria:

O uso de aparelhos auditivos ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com problemas na hora de escutar. Os aparelhos podem ser usados em apenas um dos ouvidos ou em ambos, dependendo de cada caso. Mas você sabe quando vale a pena optar por dois ou somente um deles? Aqui, vamos explicar mais detalhes sobre o assunto e listar os benefícios de fazer o uso dos equipamentos de forma bilateral. Confira!

A perda auditiva

A perda auditiva tem várias causas, porém aqui o importante é você saber que ela pode ocorrer em uma das orelhas (perda unilateral) ou nas duas (perda bilateral). Quando o problema aparece em ambos os lados, ele pode ser simétrico ou assimétrico. Isso quer dizer que o nível de dificuldade para escutar pode ser igual em ambos os ouvidos ou apresentar déficit diferentes.

O uso do aparelho auditivo

Para usar um aparelho auditivo, a pessoa precisa possuir uma audição residual. Assim, o equipamento consegue amplificar o som ambiente e da fala, facilitando o processo de escuta. Se alguém só apresenta perda em um dos ouvidos, não há necessidade de usar dois aparelhos. O uso nos dois ouvidos só é necessário quando a deficiência é bilateral, sendo em apenas uma orelha (unilateral) a indicação é de adaptação do aparelho auditivo na orelha prejudicada.

Há casos em que as pessoas optam por um aparelho mesmo tendo perda auditiva bilateral. As justificativas são diversas, mas uma das mais comuns é alegar que, em um dos lados, a perda não é tão grande e “ainda dá para ouvir”. Isso, no entanto, não é o mais indicado.

Quando o problema de audição é bilateral, é importante utilizar dois aparelhos independentemente do grau do problema em cada orelha. Os motivos para essa justificativa estão detalhados no próximo tópico.

Os benefícios de usar dois aparelhos auditivos

De forma natural, nós ouvimos os sons em ambas as orelhas, o que ajuda na melhor captação da fala e contribui para a orientação espacial. Em quem tem perda bilateral, usar aparelhos nos dois ouvidos melhora a qualidade de vida de maneira ampla.

Compreensão sonora mais espontânea

Quando se tem perda bilateral e opta-se por apenas um aparelho, além de comprometer a habilidade de localização, podemos prejudicar a compreensão da fala/sons porque perdemos a capacidade de somação da informação entre as duas orelhas, aumentando o esforço auditivo.

Usar o aparelho auditivo em ambas orelhas permite uma escuta natural e de compreensão mais fácil.

Melhor senso de localização

Quanto mais tempo uma pessoa com perda auditiva passa sem procurar tratamento, mais difícil torna-se o processo para restaurar a audição prejudicada. Isso ocorre porque as partes do cérebro que recebem os estímulos sonoros acabam perdendo habilidades por falta de uso.
Portanto deixar de usar um dos aparelhos quando há necessidade de ambos pode causar muitos prejuízos em longo prazo.
Se você tem perda bilateral e usa o aparelho em apenas um dos lados, isso não lhe trará um aproveitamento sonoro pleno, como explicamos ao longo do artigo. Nesses casos, sempre deem preferência a dois aparelhos auditivos. Caso tenha mais alguma dúvida não deixe de procurar um especialista. Nós da Menthel estamos sempre dispostos a lhe atender.

Mais estímulo auditivo

Quanto mais tempo uma pessoa com perda auditiva passa sem procurar tratamento, mais difícil tornar-se o processo para restaurar a audição prejudicada. Isso ocorre porque as partes do cérebro que recebem os estímulos sonoros acabam perdendo habilidades por falta de uso.

Portanto deixar de usar um dos aparelhos quando há necessidade de ambos pode causar muitos prejuízos em longo prazo. Um deles é ter cada vez mais dificuldades para reconhecer e fazer associações de sons cotidianos.

Se você tem perda bilateral e usa o aparelho em apenas um dos lados, isso não lhe trará um aproveitamento sonoro pleno, como explicamos ao longo do artigo. Nesses casos, sempre deem preferência a dois aparelhos auditivos. Caso tenha mais alguma dúvida não deixe de procurar um especialista. Nós da Menthel estamos sempre dispostos a lhe atender.