Pesquisa da USP revela que zumbido no ouvido pode estar relacionado à depressão

Categoria:

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) realizada com pacientes que sofrem com zumbido no ouvido relacionou o fenômeno com aspectos psicológicos, em especial entre idosos.

O estudo aponta que a percepção de música e sons sem fonte sonora externa, típico do zumbido, está associada não apenas as questões orgânicas como a perda de audição, mas também com aspectos emocionais dos pacientes, como a depressão.

O trabalho surgiu a partir de relatos, cada vez mais frequentes, de pacientes do Grupo de Pesquisa em Zumbido da Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas, onde os pacientes, todos com perda de audição e, em sua maioria, idosos, relataram que ouviam sons constantemente.

Todos os participantes da pesquisa apresentaram também alguma questão relacionada à depressão, que se manifestava em diferentes níveis, seja leve, moderado ou grave.

Segundo a pesquisa, a perda de audição no idoso favorece a quebra do contato com o outro, diminuindo a sustentação social e afetiva.

Muitas vezes, a depressão na terceira idade é sub-diagnosticada, sendo muitas vezes negada pelo próprio idoso e pouco percebida por seus familiares.

Para os pacientes entrevistados, ouvir o chamado do próprio nome ou um som especial, por intermédio do fenômeno alucinatório, refletia uma forma de lidar ou diminuir o desamparo, conclui a pesquisa.

De acordo com o estudo, a insistência dos sintomas pode prejudicar a qualidade de vida da pessoa, tendendo a piorar aspectos depressivos, bem como o sofrimento com o zumbido.

Conheça nossa loja online Loja online

Menthel agora é Comunicare

Estamos prontos para ir aonde o som nos levar. A Menthel, uma empresa que nasceu em Recife/PE e conquistou todo o Norte e Nordeste do país, ganhou asas para voar por todo o Brasil, Chile e, em breve, muito mais longe. Agora que somos Comunicare, levaremos com muito respeito e orgulho a história da Menthel, que também faz parte da nossa. Afinal, sempre compartilhamos da mesma essência de dedicação a você. Seja muito bem-vindo! Vamos descobrir novos sons e horizontes juntos, expandindo nosso mundo enquanto expandimos o seu.

Agora assista a última mensagem da Menthel com uma certeza: daqui em diante, será ainda mais incrível.

Clique abaixo e conheça nosso novo site, que vai continuar sendo um dos nossos canais de comunicação oficial com você.

comunicareaparelhosauditivos.com