Quem tem perda auditiva leve precisa usar aparelhos auditivos?

Categoria:

O que é a perda auditiva leve? Quais as dificuldades que as pessoas com esse problema apresentam? E, elas precisam usar aparelho auditivo? Depois de todas essas perguntas, você, provavelmente, ficou um pouco confuso. Porém, não precisa se preocupar porque, aqui no artigo, vamos esclarecer todas essas questões. Então, para saber mais informações, é só seguir com a leitura.

A perda auditiva leve

A perda auditiva pode ser classificada em diferentes níveis. E, cada um deles, está relacionado à capacidade da pessoa em ouvir determinados volumes de som, algo que é medido em decibéis (db).

Quem tem uma audição saudável consegue perceber sons menores ou na faixa do 20dB, o que corresponde a um sussurro. À medida que desenvolvemos algum problema,  precisamos aumentar o som ou pedir para alguém falar mais alto para que, assim, possamos escutar.

Quando se tem perda auditiva leve, existe uma dificuldade em compreender um tom de voz mais baixo ou distante, mas, em geral, consegue-se identificar os demais ruídos de um ambiente. Como esses sintomas são discretos, eles não despertam preocupação e, consequentemente, as pessoas não procuram acompanhamento médico. Isso pode ser um grande erro.

Independentemente do nível da perda, é importante buscar orientação especializada para evitar uma possível progressão dos sintomas, bem como evitar percas na qualidade de vida.

Uso de aparelhos auditivos por quem tem perda auditiva leve

Agora que você já entendeu o que é a perda auditiva leve, resta a dúvida: é preciso usar aparelho auditivo? Na verdade, isso depende da análise médica e varia de caso a caso.

Há alguns anos, o aparelho auditivo apenas era indicado para pessoas que apresentavam perda moderada ou grave. Atualmente a situação é diferente, e qualquer um que apresente algum grau do problema é um usuário em potencial ao aparelho. Tudo vai depender, antes de qualquer coisa, da avaliação médica. Assim, o profissional vai observar como aquela dificuldade afeta a vida pessoal e o trabalho do paciente.

Essa análise é ainda mais importante em crianças. Na verdade, com o público infantil o uso do aparelho é, de forma geral, recomendado em qualquer nível de perda auditiva, incluindo a leve. A razão é que essa etapa da vida é extremamente importante para o aprendizado e é nela que ocorre o desenvolvimento da fala e da linguagem. Sendo assim, qualquer dificuldade na audição pode comprometer o crescimento do indivíduo.

Os benefícios de usar aparelhos auditivos

Caso você precise usar aparelho auditivo, saiba que os benefícios são vários. Entre eles podemos citar:

  • melhorar relações pessoais, afinal você poderá escutar cada detalhe das conversas com seus amigos e familiares;
  • melhorar atividades profissionais, pois você passa a ter mais segurança com sua capacidade e não corre o risco de perder alguma informação importante transmitida em uma reunião, por exemplo;
  • capacidade de voltar a ouvir com plenitude.

Sendo assim, o importante, independentemente se você tiver perda auditiva leve ou mais grave, é investir em sua saúde para aproveitar ao máximo a vida. Então, faça consultas regulares e cuide de seu bem-estar. Nós aqui da Menthel estamos sempre a sua disposição para esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto.  Sendo assim, não deixe de entrar em contato conosco.