Ouvido abafado: causas e tratamento

Categoria:

ouvido entupido

A sensação de ouvido abafado, ou tampado, é extremamente comum. Provavelmente, você já experimentou esse desconforto quando estava em um avião ou ao entrar em um túnel, mas não sabia a razão daquilo ocorrer.

De forma geral, o problema não representa motivo de preocupação e desaparece depois de poucos instantes. Contudo, vale a pena observar o que fazer para evitar essa sensação e descobrir quais são suas causas. Afinal, sentir o ouvido tampado de forma constante pode ser sinal de problemas mais graves. Siga acompanhando.

As diferentes causas do ouvido abafado

Quando sentimos o ouvido abafado parece que existe algo bloqueando a passagem do ar, e isso dificulta a capacidade auditiva. O problema, em geral, ocorre por conta de uma diferença de pressão entre a parte mais externa da orelha e a região média do canal auditivo.

Sendo assim, a sensação é bem comum durante a aterrisagem de um avião, o momento de subida para uma região de serra e quando entramos em alta velocidade em um túnel. Nessas circunstâncias que envolvem mudanças bruscas, acabam sendo formadas pequenas bolsas de ar nas vias nasais e do ouvido. Isso gera uma sensação de abafamento nada agradável e, algumas vezes, também pode causar dor.

Contudo, o problema também pode ter origem no acúmulo de cera  ou ser resultado de infecções. Nesses casos, é necessário procurar cuidados médicos para solucionar o incômodo. Do contrário, o quadro pode se agravar prejudicando a audição de forma intensa.

As soluções para resolver o problema

Quando você sente seu ouvido abafado por conta da pressão, basta aguardar alguns segundos até que ocorra um reequilíbrio dentro do canal auditivo. Caso a sensação persista, vale a pena usar alguns truques simples, como:

  • mascar chiclete;
  • bocejar algumas vezes;
  • beber água.

Tudo isso estimula o movimento dos músculos da face, contribuindo para que a pressão volte ao normal. Também é possível tampar a boca e o nariz e fazer uma ação leve como se fosse espirrar. Assim, o ar que está preso precisará sair por algum local, sendo expulso pelo ouvido.

Tratamento para ouvido abafado por acúmulo de cera

Quando a cera não consegue ser expelida naturalmente pelo canal auditivo, ela fica acumulada e causa vários problemas. Entre eles podemos citar aumento do risco de inflamações, dificuldade para ouvir e, claro, sensação de ouvido abafado.

Para remover a cera, é necessário procurar um otorrinolaringologista. Ele poderá fazer a limpeza diretamente no consultório ou prescrever algum remédio específico. Nada de querer utilizar cotonetes para reverter o problema, pois isso pode empurrar a secreção ainda mais para dentro do canal auditivo.

Tratamento para ouvido abafado por infecção

A infecção mais comum no ouvido é a otite. Ela gera um processo inflamatório no canal auditivo, e isso dificulta a passagem dos sons. O resultado é a sensação de abafamento. Porém, não é apenas isso que afeta a região da orelha. Sendo assim, procurar um médico é indispensável para saber qual o tratamento mais indicado para seu problema. Afinal, pode ser preciso tomar algum antibiótico ou fazer uso de anti-inflamatórios.

Bem, agora que você entende quais são as causas e as soluções para o ouvido abafado, pare de sofrer com esse incômodo. Coloque em prática as soluções simples que apresentamos aqui no texto e procure auxílio especializado caso a sensação torne-se persistente.

Não se esqueça de compartilhar este post nas redes sociais!

agende agora