Os principais cuidados com o aparelho auditivo

Categoria:

cuidados com o aparelho auditivo

Você sabe quais são os cuidados com o aparelho auditivo que precisa ter para aumentar o tempo de vida útil desses equipamentos? Aqui no artigo, vamos explicar em detalhes o que deve ser feito e o que precisa ser evitado para manter a qualidade do produto. Então, siga acompanhando e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Cuidados com o aparelho auditivo: dicas essenciais

Aparelhos auditivos são equipamentos eletrônicos extremamente avançados. Eles possuem componentes delicados que captam, ampliam e transmitem o som para pessoas com deficiências de vários graus. Muitos também possuem conexão sem fio com televisores e celulares, reduzem ruídos e até tratam problemas de zumbido.

Desse modo, alguns pontos básicos devem ser observados para melhorar a eficiência e a durabilidade do aparelho.

1. Faça uma limpeza diária

Como o equipamento é usado de forma constante, ele fica exposto à poeira, à oleosidade, a resíduos de poluição e à acidez do suor. Tudo isso, acaba gerando desgaste dos componentes. Além, é claro, de poder obstruir a passagem do som, prejudicando a informação recebida.

2. Use desumidificadores

Os desumidificadores são essenciais quando se trata de cuidados com aparelhos auditivos, pois realizam uma limpeza mais profunda. O produto remove todos os resíduos de umidade que possam estar presentes na estrutura interna do aparelho, local em que a higienização tradicional não alcança.

Hoje, existem desumidificadores de sílica e elétricos (saiba mais sobre estes últimos aqui no post). Qualquer um dos dois deve ser usado diariamente.

3. Realize revisões periódicas

As revisões são importantes para verificar possíveis defeitos ou falhas que o aparelho esteja apresentando. Elas devem ser feitas regularmente por um profissional especializado. Nas unidades da Menthel, esse procedimento é realizado por uma fonoaudióloga.

Também é importante ficar atento às revisões profundas, ou completas. Estas são feitas em laboratório e é analisado cada componente do aparelho. O indicado é fazer isso uma vez ao ano.

4. Tenha cuidado com animais, quedas, calor intenso e contato com a água

A maioria dos aparelhos auditivos é resistente à água, mas não à prova de água. Ou seja, não tome banho com eles, nem entre em piscinas. Lembre-se também de colocar o equipamento longe do alcance de animais domésticos, que podem tentar lamber ou cheirar o produto.

Quando for usar secador ou cosméticos para cabelo, faça isso antes de colocar o aparelho, evitando contato intenso com o calor ou respingos de produtos. Também não deixe seu equipamento cair no chão, pois, dependendo da altura, podem ocorrer danos à estrutura.

5. Desligue o aparelho auditivo quando não estiver utilizando o mesmo

Esta dica é voltada para quem usa modelos com pilha. Ao desligar o aparelho, você aumenta o tempo de duração da bateria, diminuindo o desgaste e evitando que a mesma possa estourar dentro do equipamento.

Cuidados com o aparelho auditivo: a limpeza de cada modelo

Comentamos no início do texto que é essencial fazer a limpeza diária dos aparelhos auditivos, porém cada modelo exige cuidados específicos. É isso que vamos explicar agora.

Modelos retroauriculares

Nos modelos retroauriculares, a higienização da caixa deve ser feita com pano seco. O tubo fino e o molde devem ser desconectados e lavados com água e sabão neutro. A sonda pode ser limpa com escovinha e pano seco.

Intracanais e microcanais

Por estarem em contato direto com a cera do ouvido e em um ambiente úmido, os cuidados com esses aparelhos auditivos deve ser redobrado. É importante fazer a limpeza com pano seco e escovinha própria para limpeza. Também é necessário realizar, regularmente, a troca dos filtros que compõem o produto.

Os aparelhos auditivos são altamente eficientes e contribuem para deixar sua vida mais plena, por isso tenha o máximo de cuidado com eles. Siga as dicas que demos ao longo do artigo e veja a durabilidade de seu equipamento aumentar.

Caso tenha outras dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada e atenciosa para lhe atender.