O que é o exame de audiometria e como ele funciona?

Categoria:
homem percendo ondas sonoras

Sabia que existem exames específicos para detectar a capacidade auditiva das pessoas? É isso mesmo. De forma simples, o médico consegue avaliar, por exemplo, se as reclamações de amigos e familiares de que você não está escutando direito fazem sentido ou não. Uma dessas avaliações é chamada de audiometria e é também o tema do artigo de hoje.

Por isso, se quiser saber mais sobre esse exame, é só seguir com a leitura.

Entendendo a audiometria

Realizada por um médico ou fonoaudiólogo, a audiometria é indolor e simples de ser feita. Você, basicamente, irá ouvir sons em diferentes frequências e intensidades e indicar aqueles que consegue perceber. A partir daí, é possível determinar se existe algum nível de perda auditiva ou se sua audição está dentro da normalidade.

A realização do exame

O exame de audiometria é feito com o paciente dentro de uma cabine acústica para que não seja afetado por nenhum ruído externo e utilizando fones de ouvido específicos, para receber os estímulos sonoros.

Além desses estímulos, que são chamados de tons puros e variam nas frequências de 250Hz a 8000Hz (geralmente), também pode ser feita uma análise vocal. Ela consiste em repetir palavras ditas pelo fonoaudiólogo. Aqui o objetivo é perceber sua capacidade de entender o que está sendo falado.

O resultado da audiometria

O exame analisa a audição dos dois ouvidos separadamente e o resultado é apresentado em uma espécie de gráfico. Neste você consegue visualizar sua capacidade de identificar sons em diferentes graus.

Esse resultado é extremamente importante para você perceber qual o estado de sua audição e iniciar algum tratamento, caso necessário. Dependendo da situação, o médico pode indicar o uso de medicamentos, alguma intervenção cirúrgica ou a utilização de aparelhos auditivos. Estes são úteis para quem tem perda auditiva do nível leve até grave.

Sendo assim, nada melhor do que fazer o exame e acompanhar o nível de sua audição, prevenindo ou tratando qualquer problema com antecedência.

Percebe como a audiometria é, realmente, importante? O melhor é que ela é simples de ser feita, oferece um grande benefício para sua saúde e qualidade de vida. Por isso, não deixe de realizar o exame ou até mesmo de solicitá-lo a seu médico. Valorize seu bem-estar!