O que é a perda auditiva induzida por ruído, a chamada Pair?

Categoria:

perda auditiva induzida por ruído

Você já ouviu falar em Pair? Esse termo pode até parecer estranho, mas ele representa um problema extremamente comum na sociedade: a perda auditiva induzida por ruído. Frequente, em geral, no público trabalhador, a condição tem consequência graves para a qualidade de vida. Contudo, uma notícia positiva é que ela também pode ser prevenida com facilidade.

Para entender melhor o que é a Pair e como evitá-la na sua rotina diária, basta seguir com a leitura do post. Venha conosco!

O que é a perda auditiva por ruído?

O nosso ouvido consegue escutar diferentes volumes de som. Em geral, essa variação fica entre 10 e 140 decibéis. Contudo, depois de certo ponto, os ruídos passam a incomodar a estrutura auditiva e podem trazer prejuízos. Na verdade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que volumes acima de 50 decibéis já geram estragos, principalmente levando em conta o tempo de exposição a eles.

É com base nesse cenário que surge a perda auditiva por ruído, também chamada de Pair. Esta é ocasionada pela degeneração das células que compõem o nervo auditivo por conta do contato constante com sons muito altos.

Sendo assim, músicos, profissionais que trabalham em fábricas e agentes de trânsito são alguns dos trabalhadores que podem sofrer com esse tipo de perda da audição.

Quais são os principais sintomas do problema?

Os sintomas da perda auditiva por ruído não surgem de uma hora para outra. Eles vão aparecendo com o tempo e, por isso, nem sempre são analisados com a devida importância. Apenas quando o problema já está em um nível avançado é que as pessoas tendem a buscar tratamento. Só que, nesses casos, não há mais como reverter o quadro.

Sendo assim, caso você fique exposto a volumes altos de forma recorrente, esteja atento ao aparecimento dos seguintes sinais:

  • zumbido;
  • dificuldade para compreender o que as pessoas falam;
  • dores de cabeça constantes;
  • tontura;
  • irritabilidade;
  • queixas recorrentes sobre sons intensos;
  • dificuldade para escutar.

Em qualquer uma das situações citadas, procure um médico otorrinolaringologista para fazer uma avaliação auditiva e realizar um teste de audiometria.

Como evitar e tratar a perda auditiva por ruído?

Se você já apresentar algum grau de perda auditiva por ruído, o tratamento, em geral, é feito com o uso de aparelhos auditivos. Afinal, esses produtos vão ajudar na amplificação do som e devolver sua capacidade de escutar os sons de forma plena. Contudo, o ideal é prevenir o problema. Portanto, em primeiro lugar, fique atento ao nível de ruído ao qual você é exposto e por quanto tempo isso ocorre.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou uma tabela na qual constam os limites máximos de exposição sonora. De acordo com o documento, que pode ser acessado clicando aqui, volumes na faixa de mais de 85 decibéis (barulho da praça de alimentação de um shopping), por exemplo, são tolerados por até 8 horas diárias. Depois disso, os estragos já começam a ocorrer.

Caso você escute barulhos mais altos do que o citado e por um período maior de tempo, é indispensável o uso de protetores auriculares. Esses equipamentos vão bloquear o volume do som e proteger sua audição.

Como a Pair afeta o cotidiano do paciente?

Quem tem perda auditiva por ruído passa a apresentar uma menor produtividade no trabalho e ter um nível maior de estresse, por causa da irritabilidade. Além disso, podem surgir problemas de socialização, pois você passa a ficar retraído dentro do grupo ao não entender o que as pessoas estão falando.

Outro problema é a falta de concentração. Algo bem comum nas pessoas com dificuldade auditiva e que gera prejuízos no trabalho, na aprendizagem e nas relações pessoais.

Então, caso acredite que tenha Pair, procure orientação médica ainda hoje. Se quiser, também pode entrar em contato com a equipe aqui da Menthel. Temos sempre consultoras e fonoaudiólogas prontas para esclarecer possíveis dúvidas.

Gostou do post de hoje? Compartilhe-o nas redes sociais!

agende agora

Conheça nossa loja online Loja online