Como a vida do Sr. Firmino mudou após o uso de aparelhos auditivos

Categoria:

A mudança de vida com aparelhos auditivos  é algo visível no cotidiano dos usuários do equipamento. Depois da dificuldade constante para entender a fala de um parente ou até da impossibilidade de ouvir muitos dos sons ambientes, as pessoas voltam a ter alegria ao perceber todos esses estímulos. Foi isso que ocorreu com o Sr. Firmino, cliente da Menthel. Quer conhecer a história dele? Vem com a gente!

Prazer, Firmino Pereira

Firmino Pereira tem 76 anos e mora na cidade de Recife (PE). Cotidianamente, ele precisa conversar com clientes no escritório de Contabilidade no qual trabalha. Ao lado da esposa, dona Ilza, vive há mais de 50 anos uma vida tranquila: gosta de fazer caminhadas no parque e ficar em casa cuidando dos pássaros que possui.

O som associado a todas essas situações foram se tornando abafados na medida que a perda auditiva se fez “ouvir”. A partir daí, seu Firmino começou a enfrentar algumas situações incômodas que o deixavam constrangido. Resolveu então, procurar ajuda na Menthel.

A descoberta do problema de audição

Seu Firmino conta que a perda auditiva afetava, principalmente, seu rendimento no trabalho. “Antes do aparelho chegava um cliente, a gente começava a conversar e eu tinha dificuldade de ouvir. Aí eu geralmente pedia para ele repetir uma coisa ou outra. E era bastante desconfortável a gente lidar com tudo isso”, conta.

Na verdade, a dificuldade para entender o que as pessoas falam é um dos primeiros sintomas do problema auditivo. Outro indício é ouvir televisão muito alta. Apesar dos problemas, algumas pessoas evitam o uso do equipamento e não percebem como podem ter uma mudança de vida com os aparelhos auditivos. Seu Firmino percebeu isso.

A mudança de vida com o uso do aparelho auditivo

Depois de apenas uma semana usando o aparelho, Firmino Pereira já percebeu uma mudança em sua vida. Ele conta que recebeu um cliente no escritório e conseguiu entender toda a conversa “sem precisar pedir a ele [o cliente] que repetisse nenhuma vez”, ressalta com alegria. As atividades cotidianas também tornaram-se mais tranquilas, seja dirigir, assistir televisão com a esposa ou apenas apreciar o som da natureza.

O aparelho auditivo funciona como um amplificador sonoro e pode ser utilizado para perdas auditivas dos mais diferentes graus. Sendo assim, o paciente volta a escutar a fala das pessoas com tranquilidade mesmo em ambientes com ruído e também consegue captar os sons externos de forma natural.

Para seu Firmino, é visível a mudança de vida com aparelhos auditivos e o uso destes é sinônimo de sucesso pessoal.

O treinamento auditivo

A adaptação aos aparelhos precisa vir, quase sempre, acompanhada do treinamento auditivo, que são exercícios sonoros de repetição e memória. Eles podem ser realizados em casa e ajudam o cérebro a redescobrir os sons.

Quando passamos um período prolongado sem escutar, o cérebro tem dificuldade de compreender os estímulos sonoros quando eles voltam. Assim, ficam prejudicadas várias habilidades. Isso inclui perceber a origem do som, reconhecer diferentes tipos de ruídos e perceber semelhanças e diferenças do som da fala. Tudo isso faz parte do processamento auditivo.

Seu Firmino fazia seus exercícios diariamente, à noite, e quando viajava levava todo o conteúdo a ser praticado no celular. Assim, a adaptação ao aparelho foi muito mais rápida, bem como a alegria de voltar a escutar de modo natural, compreendendo os diferentes tipos de sons.

E você, quer voltar a ter uma vida cheia de estímulos sonoros? Então, faça como seu Firmino que viu na Menthel a solução para a dificuldade de escutar. Entre em contato conosco e perceba uma mudança de vida com os aparelhos auditivos.