Hipersensibilidade Auditiva

Você já pensou como seria ter a capacidade de ouvir de forma amplificada até mesmo os sons mais baixos? O que é conhecido como hipersensibilidade auditiva pode causar vários transtornos para as atividades cotidianas.

Hipersensibilidade Auditiva

O que é hipersensibilidade auditiva?

Assim como existem pessoas que são sensíveis à luz e aos cheiros, também existe quem é facilmente afetado pelos sons. Esta condição é o que os médicos chamam de hipersensibilidade auditiva, um problema que afeta cerca de 10% da população.

O ouvido dos indivíduos hipersensíveis funciona como super caixa amplificadora. Sendo assim, até mesmo ruídos de baixo volume são captados como sendo muito mais elevados. Isso acaba gerando desgaste e irritabilidade. Afinal, a audição é um sentido que não pode ser desligado.

 

O que causa o problema?

Vários fatores podem desencadear a hipersensibilidade auditiva. Algumas vezes, essa é uma questão genética ou adquirida durante a gestação. Porém, ela também pode ocorrer por causa de lesões no nervo auditivo ou por conta de fatores emocionais.

Contudo, independentemente da situação, é preciso procurar orientação médica para que seja feita uma avaliação correta do problema e indicado o melhor tratamento.

 

Quais as consequências da hipersensibilidade auditiva para a vida cotidiana?

O resultado é aumento da irritabilidade e problemas de concentração. Além disso, são comuns as dificuldades de convivência no trabalho ou na faculdade, pois quem é hipersensível tende a se isolar para fugir do barulho.

Aumento da pressão cardíaca e arterial, dores de cabeça, assim como insônia, também são consequências para a vida de quem enfrenta essa sensibilidade. Fora tudo isso, a pessoa também pode desenvolver problemas auditivos, uma vez que o sistema auditivo, com o tempo pode estar desgastado.

Quais os tratamentos disponíveis?

Se tratando de hipersensibilidade, o médico poderá indicar qual o tratamento mais adequado para as necessidades do paciente.

Na Menthel, Na Menthel, o paciente será avaliado e direcionado para um tratamento com estímulos que vão treinar a audição para voltar a se sentir bem com volume destes sons.

Acabou a bateria do seu aparelho auditivo?
Conheça nossa loja online Loja online