Dúvida do dia: o que são decibéis?

Categoria:

 

o que são decibéis

O termo é extremamente comum quando falamos sobre som ou dificuldade auditiva, mas nem todo mundo entende o que ele significa de verdade. E você, sabe o que são decibéis? No post de hoje, vamos explicar em detalhes esse assunto que é tema da dúvida do dia. Então, venha com a gente saber mais e boa leitura!

O que são decibéis?

O bel é usado para medir unidades sonoras ou de energia em geral e é mais trabalhado dentro da escala decibel (dB). Isso quer dizer que 1bel corresponde a 10 dB. Esse valor tem relação com a intensidade do som, que é o que percebemos como volume.

Sendo assim, quanto maior o volume, mais decibéis chegam aos nossos ouvidos. E essa quantidade varia em formato de curva, ou seja, não é algo linear. Sendo assim, você consegue dobrar a potência de uma música ou de qualquer outro ruído, acrescentando apenas 3dB na escala sonora. Isso ocorre por causa de cálculos específicos de logaritmo, um assunto da matemática ligado à exponenciação.

O bel foi usado pela primeira vez por Alexander Graham Bell, criador do telefone, ainda no século XIX. Ele utilizou a unidade de medida para trabalhar com sinais de transmissões telefônicas, verificando a amplificação ou a perda da potência sonora ao longo da comunicação.

Qual a capacidade auditiva humana?

Agora que você já sabe o que são decibéis, podemos falar sobre os diferentes volumes que o ouvido humano é capaz de escutar. De forma geral, o limiar da audição começa em 10dB, que é o volume da respiração, e vai até 140dB (aqui já sentimos dor por causa da alta intensidade).

Uma conversa em tom normal atinge 50dB. Um show de rock vai até 115dB ou 120dB, e a turbina de um avião pode alcançar 130dB.

Na Terra, o silêncio mais profundo é registrado em uma câmara especial criada pela Microsoft, em Washington. Lá, foi medido o valor de -20.6dB. Ou seja, se conseguíssemos processar o som, seria possível ouvir o sangue fluindo no corpo e o movimento dos olhos.

Na outra ponta, o som mais alto fisicamente já processado é o de 194dB. Isso é maior do que o lançamento de um foguete e corresponde a explosão de uma bomba atômica.

Qual a relação entre decibéis e a perda da audição?

O nosso ouvido tem uma média de intensidade que ele recebe de forma confortável e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 50dB. Acima disso, audição já começa a sofrer impactos. Assim, dependendo do tempo de exposição ao ruído, pode ocorrer a degeneração das células auditivas. O resultado vai desde zumbido até surdez temporária ou permanente.

A OMS indica que a exposição a volumes de até 85dB ocorra por, no máximo oito horas diárias. Essa intensidade corresponde ao barulho da praça de alimentação em um shopping ou a ruas em momentos de trânsito intenso. No caso de um show de rock, por exemplo, o ideal seria permanecer naquela exposição sonora por até sete minutos.

A forma como o som afeta a audição é tanta que foram criadas leis do silêncio em diversas cidades do Brasil. Elas delimitam o máximo de volume permitido em bares, casas noturnas, locais residenciais, entre outros, nos períodos diurnos e noturnos.

Além disso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu alguns níveis máximos de ruído para determinados tipos de ambientes, como os hospitais. Neste caso, o volume para o período diurno não pode passar de 50dB, e à noite  de 45dB.

Bem, agora que você sabe o que são decibéis e como eles afetam a saúde auditiva, fique atento ao volume do som de seus fones de ouvido e sempre procure utilizar protetores auriculares  em ambientes muito ruidosos. Cuide de sua audição! Aproveite e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais.

agende agora

Conheça nossa loja online Loja online

Menthel agora é Comunicare

Estamos prontos para ir aonde o som nos levar. A Menthel, uma empresa que nasceu em Recife/PE e conquistou todo o Norte e Nordeste do país, ganhou asas para voar por todo o Brasil, Chile e, em breve, muito mais longe. Agora que somos Comunicare, levaremos com muito respeito e orgulho a história da Menthel, que também faz parte da nossa. Afinal, sempre compartilhamos da mesma essência de dedicação a você. Seja muito bem-vindo! Vamos descobrir novos sons e horizontes juntos, expandindo nosso mundo enquanto expandimos o seu.

Agora assista a última mensagem da Menthel com uma certeza: daqui em diante, será ainda mais incrível.

Clique abaixo e conheça nosso novo site, que vai continuar sendo um dos nossos canais de comunicação oficial com você.

comunicareaparelhosauditivos.com