Dicas de como viver bem com aparelho auditivo Categoria:

Para pacientes com perda auditiva, viver em comunidade, se comunicar e compartilhar podem ser tarefas mais complicadas do que parecem. A dificuldade em ouvir sons, sentir o ambiente pela audição e entender diálogos pode atrapalhar o seu dia a dia.

Dicas para aproveitar os aparelhos auditivos

Por isso, para casos como estes, recomendamos o uso de aparelhos auditivos, que podem devolver a possibilidade de identificar sons e melhor se comunicar com os outros a esses pacientes que tanto precisam da tecnologia para facilitar sua vida.

A verdade é que, sim, no começo, muitos sons poderão parecer mais altos do que eram antes dos aparelhos auditivos, e o paciente deverá prestar mais atenção ao seu entorno do que o costume. Isso porque é comum, no período de adaptação, o paciente escutar sons que talvez não tenha ouvido há muito tempo.

Isso é normal e não significa, necessariamente, que o seu volume está configurado muito alto. Antes do início do uso dos aparelhos, seu cérebro se ajustou automaticamente para volume baixo e agora precisa reajustar seu nível original.

Quer mais dicas para aproveitar o uso de aparelhos auditivos? Então continue lendo!

A frequência do uso dos aparelhos auditivos também diz muito sobre o resultado. Por isso, use-os durante a maior parte do dia, inclusive em situações silenciosas e em conversas individuais por aí.

Aproveite para experimentar ouvir o rádio ou a TV, mudando de canal para de habituar a diferentes modos de narrar e entender com mais clareza diferentes programas. O uso dos aparelhos em ambientes mais ruidosos também é importante, como uma estrada movimentada ou lugares lotados de gente.

Que tal falar ao telefone? Se lembre de inclinar a borda do receptor no seu queixo e posicionar o telefone ligeiramente sobre a orelha, perto do microfone do aparelho auditivo. Isso ajudará a evitar que os aparelhos auditivos assobiem e dá uma melhor condição para a conversa.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog da Menthel para novidades e notícias!