Cuidados com a audição que todos deveriam ter Categoria:

Se você conhece alguém que passou por isso ou até tem um caso de paciente com perda auditiva na sua família sabe que dar a devida atenção a audição e nunca deixar de visitar o médico é essencial para garantir seu bom funcionamento.

Infelizmente, a verdade é que ouvidos são partes do nosso corpo que muitas vezes são negligenciadas. Uma das razões é que as pessoas parecem esquecer que, por ser responsável pela audição, seu funcionamento tem um impacto muito grande em todas as nossas atividades, inclusive na manutenção da qualidade de vida.

Por isso, devemos estar atentos à saúde dos ouvidos para não prejudicar a nossa capacidade de escutar o mundo ao nosso redor, e isso não deve começar apenas a partir da terceira idade. Para aumentar as chances de ter uma boa audição ao longa da nossa vida é preciso, desde já, adotar cuidados que levem a uma boa audição.

Um desses cuidados é o de evitar escutar volumes muito altos, que ultrapassem os 85 decibéis (dB). Segundo pesquisas, os valores médios que os jovens costumam escutar ficaram entre 92 dB e 109 dB, que são considerados altos, já que uma furadeira utilizada em construção, por exemplo, atinge volume de até 105 dB.

Outro problema que também foi constatado pesquisando com jovens foi a frequência que costumam ficar com fones de ouvido, tempo avaliado pelos especialistas na área como excessivo e que pode provocar consequências graves, até a perda auditiva precoce.

Limpar bem os ouvidos – e da maneira correta – também é um cuidado essencial que todos devemos ter. Isso porque algumas infecções podem danificar estruturas essenciais para a audição, e é nosso dever buscar evitá-las. Uma forma inteligente de fazer isso é pela manutenção dos ouvidos, sempre livre de objetos contaminados e sujeiras.

Por fim, outro cuidado que devemos ter é o de garantir nossas visitar periódicas ao otorrino, sempre compartilhando sintomas e dúvidas para garantir um melhor cuidado em casa.

Cuide bem da sua audição, antes que seja tarde demais!