Conheça os maiores músicos surdos da história

Categoria:

músicos surdos

Dificuldade auditiva e mundo da música. Esses dois pontos parecem praticamente opostos e impossíveis de funcionarem em conjunto. Porém, nem sempre aquilo em que acreditamos corresponde à realidade, e vamos apresentar isso no texto de hoje. Então, siga com a leitura e venha conhecer quem são os maiores músicos surdos da história.

4 músicos surdos: cantores, compositores e instrumentistas

Quando pensamos em músicos, é fácil imaginar que eles devem ter uma audição mais desenvolvida do que a das outras pessoas. Afinal, conseguem elaborar melodias complexas quem encantam diferentes públicos.

Desse modo, pensar sobre músicos surdos não é algo comum na sociedade. Contudo, vários artistas que você, provavelmente, conhece apresentam problemas auditivos. Alguns adquiridos desde o nascimento, e outros desenvolvidos ao longo da vida, muitas vezes por causa do alto volume ao qual ficam expostos.

  1. Ludwig van Beethoven

Em nossa lista de músicos surdos, um dos destaques vai para Beethoven, conhecido por trabalhos como Moonlight Sonata e suas famosas sinfonias. Um prodígio da música, ele apresentou-se pela primeira vez aos 7 anos, em um concerto.

Tendo nascido com uma audição normal, o músico começou a apresentar problemas a partir dos 26 anos, momento em que passou a ouvir um zumbido constante. Com o tempo, a dificuldade agravou-se e ele já não conseguia entender o que as pessoas falavam, nem escutar os sons agudos dos instrumentos.

Depois de um tempo, ficou completamente surdo. Hoje, pesquisadores acreditam que o músico sofria de otosclerose. Uma doença inflamatória que prejudica a mobilidades dos ossos internos do canal auditivo. Mesmo com o problema, Beethoven compôs uma de suas obras mais icônicas, a Nona Sinfonia.

  1. Brian Wilson

Fundador da banda Beach Boys, Brian Wilson é considerado o maior gênio vivo do mundo pela empresa de consultoria Synectics. O artista tem mais de dez álbuns lançados e não escuta nada no ouvido direito desde a infância. Ainda assim, é considerado um dos compositores e musicistas mais criativos do século XX.

Brian toca baixo, piano e trabalha com sintetizadores, além de cantar e escrever suas próprias canções. Em 1995, lançou o álbum Pet Sounds, classificado na época como o melhor de todos os tempos. Anos depois, em 2004, a revista Rollin Stone disse que a produção era a segunda melhor da história, ficando atrás apenas de um disco dos Beatles.

  1. Ozzy Osbourne

Vocalista de uma das bandas de heavy metal mais conhecidas do mundo, o Black Sabbath, o músico Ozzy Osbourne tem uma forte perda de audição em ambos os ouvidos. O motivo do problema é a exposição constante à música alta por mais de 40 anos.

Apesar da dificuldade, Ozzy continua no mundo artístico, sendo aclamado por fãs de diversos países. Ou seja, ele é um dos músicos surdos que é ícone dentro do gênero do rock.

 

  1. Phil Collins

Phil Collins é um dos músicos mais conhecidos de Hollywood. Ele já trabalhou com Elton John, Eric Clapton, Bee Gees, John Lennon, entre outros artistas. Além disso, também é conhecido por suas composições para trilhas sonoras, como a das animações Tarzan e Irmão Urso.

Collins tem oito álbuns lançados em estúdio, além de ter dirigido mais de 30 clipes, ter recebido cinco Grammy (o maior prêmio da música), um Oscar e dois Globos de Ouro. Ele toca bateria, piano, teclado, guitarra, baixo, gaita de foles, além de cantar.

No ano de 2000, no entanto, o músico desenvolveu uma surdez súbita em resultado de uma infecção viral. Mesmo com o problema, ele ainda dirigiu vários clipes, publicou dois álbuns de estúdio e conduziu a trilha sonora de Irmão Urso.

 

E então, sabia que os artistas que apresentamos ao longo do texto eram músicos surdos? Independentemente da dificuldade que possui, cada um deles fez história no mundo da música e tem suas canções tocadas até hoje.

Sendo assim, não pense que problema auditivo é sinônimo de incapacidade. E, ao mesmo tempo, lembre-se de cuidar sempre da audição. Desse modo, evite ouvir músicas muito altas e não se esqueça de ir ao médico regularmente.

Agora, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

agende agora

Conheça nossa loja online Loja online