Como se adaptar ao uso de aparelho auditivo

Categoria:

 

uso de aparelho auditivoO uso de aparelho auditivo é essencial para o processo de reabilitação de quem sofre com a perda da audição. Porém, não basta adquirir o produto e querer usá-lo prontamente. Antes, é necessário passar por um período de adaptação. Apenas assim, você conseguirá optar todos os benefícios possíveis do equipamento.

Para ajudá-lo a sanar possíveis dúvidas sobre esse processo, criamos o post de hoje. Aqui, vamos explicar porque o período de ajuste é tão importante e como ele deve ser realizado. Siga acompanhando!

A importância do processo de adaptação no uso de aparelho auditivo

A audição funciona de uma forma bem complexa. Porém, de modo resumido, o som entra pelo ouvido e é levado até cóclea, parte mais interna do canal auditivo. Depois disso, são enviados estímulos para o cérebro, que vai processar e “traduzir” as ondas sonoras.

Acontece que quando alguém perde a audição ou passa a ter dificuldades para ouvir, esses estímulos diminuem. Assim, quando eles voltam, depois do uso do aparelho auditivo, o corpo precisa acostumar-se novamente. Daí a importância da adaptação.

Com o apoio de fonoaudiólogos, você irá trabalhar o que é chamado de processamento auditivo. Ou seja, a habilidade do reconhecer os sons e compreender a fala. Saiba mais sobre o assunto em nosso post O que é processamento auditivo? Do contrário, poderá ocorrer uma das queixas mais comuns entre os pacientes: escutar, mas não compreender aquilo que está sendo transmitido.

Ajuste e troca de aparelhos

Além da questão relacionada à compreensão do som, o processo de adaptação é necessário para avaliar se você irá sentir-se bem com o modelo de aparelho escolhido. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer ajustes na configuração do equipamento. Em outros, talvez seja preciso trocar o acoplamento acústico (parte que entra no ouvido do paciente) para que ele encaixe melhor.

Também existe a possibilidade de você não se adaptar a um modelo específico e precisar trocá-lo, com orientação do fonoaudiólogo, por outro tipo.

Tempo de adaptação e tempo de aclimatização no uso de aparelho auditivo

Cada pessoa tem seu próprio período de adaptação ao uso do aparelho auditivo. Ele vai variar dependendo da idade, do tempo de privação sonora e de outras questões pessoais. Sendo assim, não há como definir um prazo específico para o processo.

Contudo, podemos falar em um tempo de aclimatização. Este está relacionado, especificamente, ao processo de ajuste do corpo para receber o som amplificado. Nesse caso, o paciente demora, em média, seis meses para habituar-se ao uso do equipamento.

Queixas mais comuns antes da adaptação

Você já sabe que todo usuário de aparelho auditivo precisa de um tempo para se acostumar e aproveitar as vantagens do equipamento, certo? Porém, antes desse período, podem surgir algumas queixas. As mais comuns são as seguintes:

  • coceira na área de contato do produto com a pele: essa é uma reação natural do organismo a um corpo estranho, mas se resolve depois de pouco tempo de uso;
  • dificuldade para colocar o aparelho: isso é solucionado com a orientação adequada do fonoaudiólogo sobre o modelo e a forma correta de utilização;
  • não reconhecimento da própria voz: nesse caso, a solução vem por conta da tecnologia OVP, exclusiva dos aparelhos Signia, que faz a fala ser processada de forma mais natural;
  • dificuldade para compreender a fala das pessoas: essa queixa tem relação com a habilidade do cérebro em interpretar o som e resolve-se por meio da terapia de processamento auditivo.

E então, percebe como o processo de adaptação é importante no uso de aparelho auditivo? Sendo assim, depois de comprar seu equipamento, converse com o fonoaudiólogo e realize todos os procedimentos necessários para se habituar ao produto. Apenas assim, você conseguirá ouvir com plenitude, aproveitando os recursos do modelo que utiliza.

Caso queira tirar mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a equipe aqui da Menthel. Encontre a unidade mais próxima de sua residência clicando no banner abaixo.

agende agora

Conheça nossa loja online Loja online