Como o volume alto afeta a sua audição?

Categoria:

volume alto

Uma frase muito conhecida no mundo do rock é “if it’s too loud, you’re too old”. Em tradução livre, ela significa “se estiver alto demais, então você está muito velho”. Isso demonstra que o volume alto, principalmente em música, é algo incentivado entre os mais jovens.

Sendo assim, ficar em locais muito barulhentos sem usar protetores auriculares, colocar o som dos fones de ouvido na intensidade máxima e ouvir televisão no último volume são práticas comuns. Afinal, os nossos ouvidos aguentam o impacto, certo? Errado! E é, exatamente, sobre esse assunto que vamos conversar no artigo de hoje. Boa leitura.

Volume alto ou baixo: entendendo a intensidade do som

As ondas sonoras são medidas em decibéis. Assim, quanto mais alto estiver um determinado ruído, maior a quantidade de decibéis registrada. Só para você ter uma ideia, uma torneira gotejando atinge cerca de 20dB. Um show de rock, por outro lado, pode chegar a 120 ou 130dB, mesma potência de uma turbina de avião.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma faixa sonora que nossos ouvidos conseguem registrar, e ela fica entre 10dB e 140dB. Sons que estão abaixo do limite mínimo não conseguem ser processados e os encaramos como silêncio.

Em contrapartida, a exposição a volumes acima da faixa indicada causa dor à audição, ultrapassando o máximo de barulho que conseguimos suportar. O resultado, além do incômodo físico, pode ir de surdez temporária até a perda completa e irreversível da capacidade de ouvir.

O volume indicado para os nossos ouvidos

Para a OMS, o volume máximo ao qual podemos ficar expostos sem gerar danos à estrutura auricular é de 50dB. Isso representa o barulho médio de um escritório administrativo ou de uma sala de aula no momento em que a turma está prestando atenção à explicação do professor.

Qualquer volume mais alto pode prejudicar a audição em longo prazo. Por esse motivo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou uma tabela que mostra o tempo máximo de exposição segura a cada intensidade sonora.

O documento consta no site do Ministério do Trabalho e, de acordo com ele, volumes na faixa de 115dB começam a causar danos depois de apenas sete minutos diários. Isso quer dizer que ir a um show de rock por duas ou três horas, pode afetar fortemente a sua audição.

Volume alto: compreendendo o impacto gerado

Até aqui ficou claro que volumes altos prejudicam os nossos ouvidos, correto? Porém, você sabe por que isso ocorre? Na verdade, o processo é bem simples.

Qualquer ruído externo captado pela orelha segue em direção ao tímpano, que vibra como a tampa de um tambor. Em seguida, as ondas seguem para os ossos da orelha média e chegam até a cóclea na orelha interna.

O problema é que quando o barulho é muito intenso, ele também exige uma forte vibração da membrana timpânica e dos ossículos do ouvido. Esse movimento gera um desgaste que machuca a estrutura auricular. É mais ou menos a mesma coisa quando pegamos mais peso do que podemos na academia e nossos músculos podem acabar lesionados.

Fora esse impacto físico, sons muito altos prejudicam as células auditivas, aquelas que ficam dentro da cóclea, degenerando-as. Nesse caso, as ondas não conseguem ser processadas e transmitidas para o cérebro. Quando isso ocorre, a perda auditiva tende a ser profunda e irreversível.

Ações para proteger a audição

O ideal para proteger nossa capacidade auditiva hoje e não ter problemas no futuro é fugir do volume alto. Isso pode ser feito por meio de ações simples que incluem diminuir o som da televisão e dos fones de ouvido.

Além disso, se o seu trabalho for dentro da área musical ou o ambiente profissional for muito barulhento, não deixe de usar equipamento de proteção para abafar o ruído. Por fim, evite frequentar de forma constante espaços com sons intensos e, se o fizer, utilize protetores auriculares.

E você, gostou do texto de hoje? Então, compartilhe essas informações em suas redes sociais e não se esqueça de cuidar da sua audição!

agende agora

Conheça nossa loja online Loja online