05 motivos que indicam que você precisa de um check up auditivo  

Categoria:

Você já pensou em incluir nos seus exames periódicos um check up auditivo? A consulta é muito importante para prevenir doenças e tratar problemas relacionados à perda da audição. Ainda assim, ela quase nunca entra na lista anual de avaliações, diferentemente das visitas ao cardiologista ou ginecologista.

Acompanhe o post de hoje porque vamos dar a você cinco razões para fazer um check up com o otorrinolaringologista e melhorar ainda mais a sua saúde.

1.Problemas auditivos detectados precocemente têm mais chances de recuperação

Em geral, se você trata a perda auditiva aguda de forma imediata, ela pode ser reversível. Isso ocorre porque a alteração ainda está em nível leve e, com o tratamento adequado, o problema é resolvido. Contudo, a grande maioria das disfunções auditivas não podem ser desfeitas, mas conseguem ser tratadas. Portanto, quanto mais cedo você conseguir um diagnóstico preciso, maiores são as chances de ter uma melhor qualidade de vida.

2.A sua saúde auditiva é tão importante quanto de outras partes do corpo

Quando você pensa em fazer um check up, a ideia é verificar se tudo está funcionando bem no seu organismo, certo? Então, por que relaxar com a saúde auditiva? Ela é extremamente importante em nosso cotidiano.

O ouvido é o responsável pelos sons que escutamos diariamente, sendo utilizado para a comunicação e para calcularmos distâncias. Quando ouvimos a buzina de um carro, por exemplo, podemos ter ideia de onde ele está e isso evita acidentes. O órgão também nos ajuda com o equilíbrio e quando ele tem algum problema pode ocasionar doenças como a Labirintite, que faz a pessoa ter tonturas.

3.Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum problema auditivo

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, milhões de brasileiros apresentam deficiência na audição, só que muitos nem se dão conta do problema. A maioria desses casos é de perda auditiva gradual resultado da idade e de fatores externos, como exposição constante a sons muito altos. Se você não faz um check up auditivo, as chances de o problema piorar aumentam.

4.Caso você tenha dificuldade para entender conversas faça um check up auditivo

A perda auditiva, geralmente, surge aos poucos e é comum não nos darmos conta dela. Assim, passamos a pedir para alguém falar mais alto e repetir as informações de forma constante. Algumas vezes, só fingimos entender algo, pois estava complicado de ouvir o que o outro falava. Se você vivencia com frequência algum desses casos, é muito importante fazer um check up auditivo e cuidar do problema.

5.Caso você escute um zumbido procure um médico

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que mais de 280 milhões de pessoas no mundo sofrem com a sensação do zumbido no ouvido. O problema pode ter outras causas não relacionadas à perda auditiva, porém em mais de 90% dos casos, o diagnóstico está relacionado com a audição. Portanto, se você escuta um zumbido de forma constante ou frequente, procure um otorrinolaringologista.

Percebeu como existem diversos motivos para fazer um check up auditivo? Além de ser importante para identificar e tratar problemas já instalados no organismo, ele pode prevenir alterações graves na audição. Sendo assim, cuide sempre da sua saúde.