Água no ouvido: o que fazer e os problemas que pode ocasionar

Categoria:
agua no ouvido

Que levante a mão quem nunca experimentou a sensação desagradável de ter água no ouvido. Esse quadro é bastante comum e pode ocorrer durante o banho ou em momentos de atividades em piscinas ou praias.

Contudo, apesar de regular, a condição pode gerar consequências sérias para a saúde auditiva quando não tratada da forma adequada. Pensando nisso, criamos esse post. Aqui, explicaremos em detalhes tudo relacionado ao assunto. Portanto, siga conosco e boa leitura!

Ouvido abafado: o que pode ser e como tratar?

O que fazer quando a água entra no ouvido?

O nosso aparelho auditivo é estruturado de forma a evitar a entrada de líquidos. Além da formação sinuosa, a cera presente no ouvido externo dificulta a passagem da água, protegendo as estruturas internas. Contudo, sempre existe a possibilidade do problema aparecer.

Então, caso você esteja com água no ouvido não tente colocar o secador junto da orelha, pingar álcool ou vinagre e nem inserir cotonete na cavidade auditiva. Nada disso vai resolver a situação, muito pelo contrário, pode gerar lesões graves e aumentar o risco de infecções.

Sendo assim, o que você precisa fazer é algo bastante simples. Incline a cabeça lateralmente e mexa a orelha afetada para frente e para trás. A ideia aqui é fazer com que a água desça usando apenas a ação da gravidade. Outra estratégia é tapar a boca e o nariz e, ainda com a cabeça inclinada, dar alguns pulos.

Caso nenhuma das duas situações faça a água sair, é preciso procurar um médico otorrinolaringologista. Ele vai analisar o problema e identificar tratamentos específicos para resolvê-lo. Entre eles está o processo de lavagem e o uso de anti-inflamatórios.

Quais os problemas ocasionados por essa condição?

Se você não fizer a retirada correta da água presente no ouvido, podem surgir diversas complicações na região. Entre elas podemos citar:

  • o surgimento de otite, por conta da proliferação de bactérias ou fungos;
  • dores intensas, ocasionadas por infecções;
  • remoção da cera, que é uma proteção natural do canal auditivo;
  • perda auditiva por conta da dificuldade da passagem do som;
  • surdez definitiva, resultado de complicações causadas pelos fungos e as bactérias.

Como prevenir a entrada de água no ouvido?

Não existe uma fórmula específica para evitar a entrada de água no ouvido. Contudo, algumas atitudes básicas podem ser feitas para diminuir a probabilidade de aparecimento do problema. Uma delas é utilizar tampões específicos durante a prática de esportes aquáticos. A outra é evitar a remoção excessiva da cera do ouvido, pois essa secreção ajuda a impedir a entrada da água.

Também é válido procurar um otorrinolaringologista em períodos de férias, no verão ou em momentos que você saiba que irá com frequência à praia ou à piscina. Assim, o médico poderá verificar se existe alguma falha no canal auditivo que possa facilitar a entrada do líquido e resolver a situação de forma prévia.

E você, sabia que água no ouvido podia ser algo sério?

Como apresentamos ao longo do post, água no ouvido pode até ser uma situação comum, mas isso não quer dizer que seja inofensiva. Essa condição pode gerar vários prejuízos, indo desde dores intensas até surdez permanente.

Portanto, sempre tenha cuidado para evitar a entrada de líquido na cavidade auditiva. Caso o problema apareça, realize os procedimentos aqui indicados para resolver a situação ou procure atendimento médico.

Gostou do artigo de hoje? Então, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais e informar seus amigos e familiares.

agende agora
Conheça nossa loja online Loja online

Menthel agora é Comunicare

Estamos prontos para ir aonde o som nos levar. A Menthel, uma empresa que nasceu em Recife/PE e conquistou todo o Norte e Nordeste do país, ganhou asas para voar por todo o Brasil, Chile e, em breve, muito mais longe. Agora que somos Comunicare, levaremos com muito respeito e orgulho a história da Menthel, que também faz parte da nossa. Afinal, sempre compartilhamos da mesma essência de dedicação a você. Seja muito bem-vindo! Vamos descobrir novos sons e horizontes juntos, expandindo nosso mundo enquanto expandimos o seu.

Agora assista a última mensagem da Menthel com uma certeza: daqui em diante, será ainda mais incrível.

Clique abaixo e conheça nosso novo site, que vai continuar sendo um dos nossos canais de comunicação oficial com você.

comunicareaparelhosauditivos.com