9 imperdíveis filmes sobre surdez

Categoria:

filmes sobre surdez

Lidar com a deficiência auditiva nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda há muita falta de informação envolvida e, várias pessoas deixam de procurar ajuda e tratamento por vergonha. Então, quebrar um pouco do preconceito relacionado ao tema, apresentamos no texto de hoje nove filmes sobre surdez.

As produções têm estilos variados, indo do drama até a comédia. Porém, todas contam histórias de pessoas surdas ou com algum grau de dificuldade auditiva que enfrentaram problemas cotidianos e precisaram superá-los.

Então, separe seu espaço no sofá para ver uma das produções seguintes.

  1. A Linguagem do Coração

Obra francesa, lançada em 2014, que conta a história de Marie Heurtin, uma jovem surda e cega que vive isolada e não consegue se comunicar. Quando tem 14 anos, a menina é enviada para um convento que trabalha com jovens surdos e passa a perceber o mundo de outra maneira.

  1. A Música e o Silêncio

O filme retrata a história de uma menina ouvinte e filha de pais surdos que se encanta pela música. No enredo, são mostradas as frustrações e dificuldades da pequena em fazer os pais sentirem-se parte desse novo universo. A obra é de 1996.

  1. A Família Bélier

A Família Bélier é um dos filmes sobre surdez que abordam a temática de forma leve e descontraída. Aqui, acompanhamos a história de Paula, uma adolescente que é a única ouvinte em uma família na qual todos possuem deficiência auditiva. Isso inclui sua mãe, seu pai e seu irmão. A produção é de 2014.

  1. Sem Fôlego

Sem Fôlego é um filme construído praticamente sem falas. Lançado em 2017, ele acompanha, simultaneamente, a história de duas crianças em épocas distintas. Ambas possuem problemas auditivos: Rose porque nasceu surda, e Bem porque sofreu um acidente.

  1. Filhos do Silêncio

Na nossa lista de filmes sobre surdez, Filhos do Silêncio é um dos filmes mais antigos. Lançado em 1986, ele mostra o relacionamento de um professor que trabalha com a linguagem dos sinais e de uma jovem surda. A produção enfatiza as alegrias e dificuldades que resultam dessa convivência.

  1. Hamill, The Hammer

O filme de 2010 conta a história real do campeão de luta livre Matt Hamill. Nascido surdo, o rapaz enfrentou diversas dificuldades cotidianas até se dedicar por completo ao mundo dos esportes. Hoje, o mesmo é conhecido em diversos países.

  1. O País dos Surdos

A obra é um documentário francês que apresenta as dificuldades, curiosidades e alegrias das pessoas que apresentam surdez total ou parcial. Contado em libras e com legendas em outros idiomas, o filme aborda o tema com sensibilidade. O ano de lançamento é 1993.

  1. E Seu Nome é Jonas

A história de E Seu Nome é Jonas mostra como a deficiência auditiva pode ser confundida com outros problemas quando existe falta de informação. Na obra, o menino Jonas é surdo, mas acaba diagnosticado como tendo problemas mentais e é internado em um asilo.

Depois que seu pais percebem o erro, vão procurar formas de ajudá-lo a superar as dificuldades cotidianas. A obra é de 1979.

  1. Sobre Meus Lábios

Sobre Meus Lábios é uma produção lançada em 2001 que aborda as dificuldades de uma secretária com deficiência auditiva. Apesar de desempenhar muito bem seu trabalho, Carla sempre sofre bullying dos colegas.

E você, já assistiu a algum dos filmes sobre surdez listados aqui no texto? Todos eles trazem um ótimo retrato sobre a deficiência auditiva e as situações que ela envolve. Por isso, não deixe de conferir as produções.

Aproveite e compartilhe com seus amigos este post!

agende agora