O que é zumbido?

O-que-é-zumbido

Também chamado acúfeno ou tinido (tinnitus, em inglês), é a percepção de um som na orelha ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora externa. É um sintoma comum, não uma doença. Alguns estudos chegam a falar que de cada cinco pessoas no mundo, uma vai se queixar de zumbido. No Brasil atinge cerca de 28 milhões de pessoas.

O zumbido na maior parte dos casos tem origem em algum ponto do sistema auditivo, podendo também estar frequentemente associado a algumas condições de saúde como problemas metabólicos, odontológicos ou cardiovasculares.

Segundo uma pesquisa da American Public Health Agency, o zumbido é o terceiro pior sintoma que mais causa incômodo, ficando atrás apenas de dor crônica e tontura intensas e intratáveis. Em casos mais graves o zumbido pode interferir no sono e ou na concentração, causando ansiedade ou até mesmo depressão.

É bom ressaltar que o zumbido raramente está relacionado a causas graves, podendo ter tratamento na maioria dos casos. É necessário um acompanhamento personalizado para que seja escolhido o tratamento mais adequado.