Treinamento Auditivo é fundamental para promover compreensão da fala, recuperar sons perdidos e devolver qualidade de vida para usuários de aparelho auditivo Categoria:

O treinamento auditivo é um procedimento da reabilitação auditiva que tem como objetivo principal melhorar compreensão da fala, principalmente em situações de escuta difícil, como em ambientes ruidosos ou quando se tem mais de uma pessoa falando. Normalmente é indicado para pessoas com alteração do processamento auditivo, mas tem sido utilizado com sucesso para quem sofrem com perda auditiva, usuários de aparelhos auditivos ou idosos com dificuldade de compreensão da fala.

No treinamento auditivo, as habilidades relacionadas à audição são estimuladas por meio de exercícios sonoros que também envolvem atenção e memória, entre eles, identificar sons de frequência e intensidades diferentes, focar a atenção na fala de uma pessoa enquanto ouve outro ruído, memorizar sequências de sons, entre outros exercícios.

Ao iniciar um tratamento com o uso de aparelho auditivo, por exemplo,  o usuário volta ouvir os sons que havia perdido, mas dependendo do tempo que levou para iniciar muitas das informações recebidas pelo cérebro para compreender o som, sua origem, direção, reconhecimento, perceber as semelhanças e diferenças nos sons verbais, ou seja, as habilidades auditivas para uma boa compreensão podem estar prejudicadas pela falta de estímulo prolongado.

Na prática o que ocorre é que uma pessoa que passa a usar aparelho auditivo experimenta a alegria de voltar a ouvir sons e percebe que muita coisa que lembrava está diferente. Isso por que não ouvimos só com os ouvidos, e sim, com o cérebro, que pode perder algumas referências das associações de som e imagem. Ou seja, sons antes conhecidos como a voz de um parente mudou para mais “aguda”, o toque do celular ficou mais estridente, a Tv mais abafada que de costume, e outras tantas percepções.

O aparelho auditivo atua na perda auditiva como um “amplificador de som”, de forma que o som que não era mais detectado ou que precisava de muito volume passa a ser ouvido, pois o cérebro recebe esse som. Mas a qualidade deste som, que envolve compreensão e interpretação depende do processamento auditivo.

Nesse momento o treinamento auditivo é muito importante para melhorar as habilidades auditivas e proporcionar a maior capacidade de discriminação e compreensão da fala.  E como funciona o treinamento auditivo? Baseia-se na capacidade do cérebro em se modificar mediante à uma estimulação intensa, a chamada neuroplasticidade. Assim, a realização de exercícios feitos em um programa de reabilitação fonoaudiológica com o devido acompanhamento, por um período definido e frequência determinada de acordo com cada caso são capazes de modificar as estruturas cerebrais, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em uma audição mais eficiente.

Se você usa aparelho auditivo e acredita que tem dificuldades na compreensão de fala, principalmente em ambientes ruidosos como restaurantes e festas, ou vai iniciar um tratamento com aparelho auditivo, é importante saber que o treinamento auditivo pode melhorar e muito sua qualidade de vida.

Para saber mais sobre os benefícios do treinamento auditivo ou sobre tratamento do processamento auditivo, agende agora mesmo uma triagem na Menthel, a maior revenda de aparelhos auditivos Norte e Nordeste, e venha recuperar o prazer de compreender os sons.