Saiba mais sobre presbiacusia, a perda auditiva da terceira idade Categoria:

Os sons quando passam pelo nosso ouvido são captados pelas células ciliadas. Com o passar do tempo, estas células vão se desgastando e isso faz com que a pessoa tenha perda auditiva, o que pode levar à Presbiacusia. A Presbiacusia é uma perda auditiva relacionada ao envelhecimento. Apresenta-se como uma perda lenta e progressiva da capacidade de ouvir sons de alta frequência (agudos), o que torna a percepção de algumas consoantes mais difíceis.

A perda auditiva relacionada à idade é uma das enfermidades mais comuns que afeta idosos, aproximadamente uma entre três pessoas de 65 a 74 anos de idade relatou o fato de ter perda auditiva com o avanço da idade. Entre as pessoas acima de 80 anos, estima-se que uma grande parte da população poderá ter, até certo ponto, algum nível de perda auditiva.

Muitas pessoas demoram a perceber a perda da audição, uma vez que esta ocorre vagarosamente e gradualmente. Um sintoma comum de perda auditiva relacionada à idade é não entender fala em ambientes ruidosos, reuniões familiares, ou na tv, por exemplo.

Não existem alternativas para se impedir a perda auditiva relacionada à idade, mas não se expor por muito tempo ao alto volume de música, por exemplo, em shows, festas e baladas e até usar protetores auriculares em ambientes muito barulhentos, podem prevenir que a perda auditiva chegue tão cedo.

Se a perda auditiva pela idade for confirmada e não tratada pode deixar consequências como: isolamento, irritação, medo, falta de atenção, afetar coordenação motora e até levar a uma depressão.

Caso a pessoa já tenha mais de 60 anos deve ao perceber os primeiros sinais de dificuldade de ouvir os sons ou de entender o que as pessoas dizem, procurar um especialista para a realização de um teste de audiometria e assim irá saber se existe e qual o grau da perda auditiva e qual tratamento deve ser conduzido.

Perda auditiva relacionada à idade não tem cura e é tratada normalmente com o uso do aparelho auditivo, que irá melhorar a capacidade de ouvir e devolver a pessoa qualidade de vida, recuperando o prazer de conviver com a família e amigos.

Conheça na Menthel, a maior revenda de aparelhos auditivos do Norte e Nordeste, as melhores opções de tratamento e aparelhos auditivos de acordo com a sua necessidade. Agende agora mesmo seu atendimento.