Saiba como o distúrbio do processamento auditivo pode prejudicar a memória auditiva Categoria:

Os distúrbios do processamento auditivo podem estar presentes desde cedo em crianças, ou atingir adultos e idosos, como consequências de traumas neurológicos ou outras condições que gerem prejuízos ao sistema nervoso central.

Quando o processamento auditivo não ocorre da forma esperada outras dificuldades podem surgir. Entre as dificuldades encontramos às que estão relacionadas à memória, e que podem surgir quando a pessoa precisa lembrar nomes de pessoas ou objetos familiares ou não, na hora de lembrar as letras do alfabeto, números e operações matemáticas, na retenção de números de telefone e endereços, na lembrança de instruções, de poesias, letras de músicas, histórias, rimas, ou na lembrança de informações sem significado.

Um dos motivos para esta dificuldade de memorizar, é que, pelo esforço necessário para escutar, o indivíduo acaba usando toda a energia para identificar e compreender o som que acaba não sobrando reserva cognitiva para os processos de memorização. Isto é bastante comum também em pessoas com perda de audição e que precisam o tempo todo fazer “força” para escutar.

Para combater este problema é necessário realizar exames periódicos a qualquer sinal de dificuldade para ouvir. “Caso a perda auditiva seja confirmada e tiver indicação do uso de aparelhos auditivos o início deve ser imediato, pois a demora pode levar ao distúrbio de processamento auditivo, que não será resolvido apenas com o uso de aparelhos auditivos. Nos casos em que já se foi constato o DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central), o tratamento recomendado consiste em exercícios específicos para as habilidades auditivas alteradas, tarefas de escuta direcionada e sensibilizada e treinamentos específicos com um fonoaudiólogo capacitado. Atualmente a Menthel realiza com excelência este acompanhamento”, explica Fernanda Santos, fonoaudióloga e Gerente dos serviços de Zumbido e Processamento Auditivo da Menthel.

A Menthel, maior revenda de aparelhos auditivos do Norte e Nordeste, é referência no tratamento da perda e reabilitação auditiva, agende agora mesmo uma triagem e recupere o prazer de ouvir os sons.