Proteja sua audição contra som alto e ruídos Categoria:

proteja audição

Pesquisa recente realizada pela universidade dinamarquesa de Aalborg alerta para o risco da exposição da audição em ambientes com som alto e ruídos. Através do estudo ficou comprovado que ouvir música alta ou ficar próximo a um local com ruído por cerca de uma hora e meia, produz mudanças significativas na capacidade auditiva, que pode levar pessoas a desenvolverem perda auditiva. Vale ressaltar que embora o ouvido tenha reflexos que o protegem contra certos tipos de ruídos, não há nada que possa ser feito quando o nível desse barulho está acima de 120 dB (decibéis). O tempo limite para essa proteção é calculado entre 30 a 40 milésimos de segundo, o que é muito pouco para proteger de ruídos produzidos pelo próprio ser humano.

Observe três situações que associadas podem resultar em deficiência auditiva:

O tempo de exposição à música ou som alto;

A permanência próxima ao som alto;

O volume da música ou som;

Somando esses três fatores, sendo em um show ao vivo ou pelo volume nos fones de ouvido, aumentam os riscos de prejudicar à audição, tanto temporária quanto permanentemente. O estilo da música não fará diferença, a preocupação será mesmo com o tempo que se passa exposto ao som alto, pois desse modo, os músculos do ouvido interno serão prejudicados e consequentemente alterando sua capacidade de ouvir. E quanto mais ocorrer exposição a altos ruídos, maior será a o risco de ocorrer prejuízos auditivos permanentes.

Lembre-se sempre que ouvir música em volume alto ou estar em ambientes ruidosos, significa colocar a sua audição em risco, e com tempo ela irá se deteriorar. Procure sempre ouvir sons de forma segura para sua audição, e quando ficar perto de um som alto foi inevitável procure utilizar protetor auricular.

A Menthel, licenciada exclusiva da marca Siemens, tem as melhores opções para você manter em dia os cuidados com a sua saúde auditiva. Saiba mais agendando seu atendimento.