Perda da audição? Saiba que atitudes tomar Categoria:

A audição é um dos nossos principais sentidos, sendo vital para manutenção de muitas atividades do dia a dia. No entanto, como é constituída por uma parte muito sensível do corpo humano, é necessário ter muito cuidado para que ela não seja afetada de forma negativa.

como identificar um problema auditivo

Identificando a perda da audição

Algumas atividades que, apesar de parecer comuns, acabam induzindo à perda auditiva são: ouvir música alta por longos períodos e constantemente, cutucar muito o ouvido, assistir televisão com volume alto e trabalhar em locais com muito estímulo auditivo como Call Center, fabricas, obras ou casas de show.

Além desses fatores, outras coisas que acabam induzindo a perda são: o acúmulo de cera de ouvido, envelhecimento, hereditariedade, doenças específicas como a meningite e até alguns medicamentos que afetam negativamente o tímpano.

Saiba o que fazer

Se você já identificou algum desses problemas e começou a perceber que está sendo afetado pela perda da audição, é ideal que seja buscada ajuda médica. Os profissionais que podem auxiliar você da melhor maneira com relação a esse assunto são os otorrinolaringologistas e os fonoaudiólogos.

Após marcar a consulta, o especialista fará uma série de exames para entender melhor de onde surgiu esse problema. A partir do diagnóstico, serão buscadas maneiras efetivas para solucioná-lo.

Vou precisar usar aparelhos auditivos?

Depende da avaliação do seu caso. No entanto, a tecnologia envolvida no uso de aparelhos auditivos está muito mais moderna, podendo ser indicada para casos de perda leve ou severa. Os pontos positivos do uso desse instrumento em pessoas com casos de perda auditiva são enormes, visto que auxiliam na manutenção de maior qualidade de vida.