Perguntas Frequentes

Como sei que tenho perda auditiva?

A perda auditiva pode acontecer em qualquer idade. De acordo com IBGE, 5,7 milhões de brasileiros tem algum grau de deficiência auditiva. A maior parte dessas pessoas foram perdendo a audição gradativamente.

Os sintomas mais comuns, onde podemos detectar a perda auditiva, são: dificuldade de ouvir ao telefone; pedir para repetir várias vezes, isolar-se socialmente; dificuldade para ouvir em ambientes barulhentos; zumbidos, chiados ou apitos no ouvido; aumentar o volume da TV e rádio; evitar situações comunicativas; sensação de ouvido tampado, pressão e estalos no ouvido; irritabilidade; fingir que entendeu o que foi conversado. Sintomas que só pioram com a dificuldade em admitir a perda auditiva e procurar ajuda.

Reflita:

  • Seus familiares reclamam que você ouve televisão em volume intenso?
  • Você costuma a pedir às pessoas que repitam o que disseram?
  • Você tem zumbido?
  • É difícil para você acompanhar um diálogo quando há muitas pessoas no mesmo local?

Se você respondeu sim para a maioria das questões acima é hora de fazer uma avaliação com o seu médico otorrinolaringologista e agendar seu atendimento na Menthel.

Para saber mais informações agende seu atendimento.

 

O que é um aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que aumenta e altera os sons de forma a permitir uma melhor comunicação. O som é captado pelo microfone, que converte as ondas sonoras em sinais elétricos e um amplificador aumenta a intensidade dos sinais, transmitindo o som para o canal auditivo.

Seus componentes internos são minúsculos e constituem um circuito que armazena dados, processa sons e é extremamente sensível. Eles podem tornar os sons suaves mais audíveis e, ao mesmo tempo, tornar confortáveis os sons moderados a altos, oferecendo assim conforto auditivo em ambientes com ou sem presença de ruídos. Nenhum aparelho auditivo é capaz de resolver todos os problemas auditivos ou restaurar a audição normal, mas eles são desenvolvidos para oferecer amplificação de forma que você seja capaz de ouvir melhor. A tecnologia Siemens é extremamente avançada garantindo segurança e confiança no cotidiano, melhorando assim sua qualidade de vida.

 

Necessito de um aparelho para cada orelha?

Sim, se tiver perda auditiva em ambas as orelhas, e no caso de a sua audição melhorar com o uso de ambos os aparelhos auditivos.

Nossas duas orelhas agem como um tipo de estação de recepção do cérebro. Uma orelha está direcionada para a esquerda e a outra para a direita. Quando as orelhas captam o som, o cérebro calcula de que ângulo veio o som. O cérebro tem esta capacidade, pois a orelha mais próxima do som o recebe micro-segundos antes da outra orelha.

Por exemplo, ao atravessar uma rua, o som de um carro se aproximando: o ouvido mais próximo recebe o som um pouquinho antes que o outro, e levemente mais alto. Usando as informações acústicas de cada ouvido processadas com precisão, o cérebro consegue calcular a direção de aproximação do automóvel, além de “sabermos” também a mais ou menos que distância o carro se encontra.

Com apenas uma orelha funcionando adequadamente, a origem do som não pode ser determinada. O mais importante é que a qualidade do som é melhor quando se ouve dos dois lados. A fala recebida somente por uma orelha parece abafada e sem suas nuances mais ricas. Na maioria dos casos, dois aparelhos auditivos devem ser adaptados nas pessoas que têm perda dos dois lados.

Quem tem perda auditiva biltateral e só utiliza um aparelho pode com o tempo e a estimulação unilateral induzir o lado oposto à privação tardia (deterioração do desempenho auditivo). E a resposta para fala comprovadamente pode piorar ao longo do tempo, já que a orelha pior passa a receber menos estimulação. Usar dois aparelhos quando a perda é bilateral traz mais equilíbrio e harmonia ao sistema comprometido.

Vantagens do funcionamento adequado dos dois ouvidos:

  • melhor habilidade de localização do som;
  • compreensão da fala mais fácil em situações com a presença de ruído;
  • melhor qualidade sonora;
  • percepção apurada de intensidade.

 

Agende o seu atendimento agora mesmo.
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.