Perda auditiva pode ter relação com labirintite? Categoria:

Labirintite é um termo que já caiu na “boca do povo”, sendo utilizada para denominar qualquer desordem do equilíbrio. Porém, assim como tudo que termina em ITE, Labirintite é uma inflamação do labirinto, sendo seu termo correto labirintopatia, já que existem outras doenças que podem acometê-lo.

A labirintopatia é uma doença benigna que acomete o ouvido interno e suas estruturas, como a cóclea e os canais semicirculares responsáveis pela audição e pelo equilíbrio, respectivamente. Geralmente essas estruturas quando ficam inflamadas ou irritadas mandam mensagem incorreta para o cérebro, como se a pessoa estivesse se movendo; Entretanto os demais sistemas envolvidos na manutenção do equilíbrio, como o sistema visual e tátil cinestésico, não detectam tais movimentos causando confusão entre os sinais recebidos.

Essa inflamação pode ser causada por infecções virais ou bacterianas de ouvido médio, traumatismo craniano, doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes, doenças hormonais, problemas na coluna cervical, problemas emocionais tais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, insônia, pode ser reação adversa de certos medicamentos, jejum prolongado e ainda a ingestão de certos alimentos em excesso, como a cafeína.

Os principais sintomas da labirintopatia são tonturas e/ou vertigens que podem ou não serem antecedidas ou precedidas por náuseas, vômito, sudorese, palidez, plenitude auricular, zumbido e até perdas auditivas. Habitualmente esses sintomas vão embora em alguns dias, dependendo do que tenha provocado a crise e do quadro geral de saúde, a audição geralmente volta ao normal, porém em alguns casos a perda auditiva é permanente.

A fono Menthel da Unidade Maceió, Lidianne Sales, reforça que é muito importante que ao surgirem sintomas procurem de imediato o otorrinolaringologista, profissional especializado, e após uma minuciosa avaliação do quadro geral seguir as orientações médicas. E nos casos indicados iniciar tratamento da perda auditiva com uso do aparelho auditivo.

Lembre-se a Menthel, a maior revenda de aparelhos auditivos do Norte e Nordeste, tem as melhores opções para os cuidados com a sua saúde auditiva. Agende agora mesmo seu atendimento!