Pelourinho – Os Sons de Salvador Categoria:

Pelourinho - Salvador - BahiaSalvador é uma capital cheia de atrativos e encantos, seja por suas praias, festas e culinária saborosa, quanto pela sua história muito rica. E um dos bairros mais conhecidos da cidade é o Pelourinho, que traz em suas casinhas coloridas e ruas de pedra, um pouco da cultura brasileira e de seus diferentes ritmos musicais.

O Pelourinho ganhou esse nome por causa de uma coluna de pedra que era utilizada no centro da praça para açoitar os escravos, especialmente durante a época do Brasil colônia. Ao longo do tempo, com algumas transformações e o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, o Pelourinho foi se tornando um local propício para manifestações artísticas e musicais, com um enfoque especial no âmbito da cultura negra.

E basta dar um rápido passeio pelo bairro que já é possível escutar diversos sons musicais diferentes, unidos a ritmos e batuques próprios, que fazem com que a imersão no ambiente seja ainda mais significativa. Os instrumentos musicais são históricos e representam bem essa mistura de povos que formam o brasileiro: são berimbaus, tambores, caxixis, atabaques e agogôs que juntos formam uma musicalidade marcante.

Xequerê, instrumento de percussão utilizado nas apresentações musicais.Xequerê, instrumento de percussão utilizado nas apresentações musicais.

Não é à toa que em uma visita ao famoso bairro, é possível encontrar o Museu de Música Brasileira que traz dentro de si um pouco sobre a história dos ritmos e melodias no Brasil a partir de seu desenvolvimento na Bahia – notadamente um dos principais berços dela no país.

Os famosos blocos carnavalescos Olodum e Axé Brasil, também nasceram no local e com seus batuques característicos podem apresentar com propriedade a cultura africana, sendo um dos principais símbolos representativos da região em seus ensaios diários. Confira abaixo uma apresentação da Olodum:

Não importa o dia da semana, passando pelo Pelourinho, você poderá ouvir e sentir no coração a música que vem da terra e contagia a alma.