O que pode causar a perda auditiva? Categoria:

A perda auditiva ocorre quando uma pessoa não consegue parcial ou totalmente perceber um som em uma ou ambas as orelhas. Em alguns casos as pessoas nascem com deficiência auditiva, outras podem perceber após algum trauma e boa parte pode vir a desenvolver a perda da audição gradualmente.

Podemos dizer que a perda da audição chega para todos mais cedo ou mais tarde, o que nesse caso é um resultado natural relacionado à idade. Nossa capacidade auditiva começa a declinar entre 30 e 40 anos e avança a partir dos 60 anos.

Outro fator que vem crescendo e aumentando os casos de perda auditiva é a exposição a ruídos. O aumento da poluição sonora já é uma preocupação mundial, pelos altos índices encontrados no ambiente de trabalho, em locais públicos, casas de festas e shows e a utilização constante dos fones de ouvidos.

Existem outras razões que podem levar a perda de audição como resultado de enfermidades, infecção e uso de medicamentos de forma prolongada, são os conhecidos como ototóxicos. Atualmente mais de 200 remédios já estão na lista e muitos deles são vendidos sem prescrição médica, o que reforça a importância de não utilizar nenhum medicamento sem orientação correta. Pode ainda ser hereditário ou resultado de um dano físico ou lesões cerebrais. O acúmulo de cera pode também provocar a perda auditiva, pois pode bloquear o canal auditivo e impedir a condução adequada das ondas sonoras.

Outra doença bastante grave que provoca perda auditiva é a Doença de Ménière, muitas vezes confundida com a labirintite, sintomas como tontura, zumbidos no ouvido, entre outros devem ser observados com cuidado pelos médicos, pois esta é uma doença progressiva que pode ocasionar danos à audição.

Para chegar a confirmação da perda da audição, é de extrema importância procurar um otorrinolaringologista que após os exames poderá confirmar o diagnóstico, para que com o tratamento correto, nos casos indicados o uso de aparelho auditivo, seja possível devolver bem estar e qualidade de vida, recuperando o prazer de ouvir.

O ideal é que assim que perceber dificuldades em ouvir, procurar por um especialista. A demora em buscar um tratamento apropriado traz inúmeras consequências e afeta diretamente a rotina da pessoa. Em muitos casos, pessoas com perda auditiva afastam-se e tornam-se socialmente isoladas. A qualidade de vida diminui drasticamente. E quanto mais tempo demorar, mais difícil vai ficando para a pessoa, pois o ouvido perde o costume de ouvir sons em intensidade normal. Em outras palavras, o ouvido “esquece” de como ouvir certos sons. O ideal é ter um acompanhamento e manter em dia os cuidados com a sua audição fazendo periodicamente exames.

A Menthel, a maior revenda de aparelhos auditivos do Norte e Nordeste, tem as melhores opções para cuidar da sua saúde auditiva. Agende agora mesmo seu atendimento.