Menthel de João Pessoa/PB participa de encontro sobre zumbido e doa aparelhos para pesquisa junto a UFPB Categoria:

II Encontro Multidisciplinar sobre Zumbido - Na URPB - João Pessoa

No último dia 17, aconteceu em João Pessoa/PB, o II Encontro Multidisciplinar sobre Zumbido, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Audiologia, Equilíbrio e Zumbido da, Universidade Federal da Paraíba-UFPB, e a Menthel, a maior revenda de aparelhos auditivos do Norte e Nordeste, foi destaque no encontro abordando o tema zumbido e apresentando as soluções mais modernas.

Importante lembrar que zumbido é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora ao redor e de acordo com pesquisas é o terceiro sintoma que mais causa incômodo, perdendo apenas para dor e tontura intensas e intratáveis. Atualmente cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com este sintoma, que não tratado pode impactar diretamente na qualidade de vida, pois afeta a capacidade de executar atividades do dia a dia como trabalhar ou estudar e ao o contrário do que muitos pensam, o zumbido pode ter sim tratamento.

 

O Encontro teve a participação da fonoaudióloga Nathália Lins, Coordenadora dos Serviços de Zumbido e Processamento Auditivo na Menthel, que falou do sintoma do zumbido, suas consequências e apresentou a mais moderna terapia de tratamento ao zumbido, a terapia Notch, que funciona produzindo um “entalhe” no mesmo tom do zumbido, pois normalmente, é o zumbido tonal que acomete a maior parte das pessoas, no caso é o que lembra o som de um apito, presente em apenas uma faixa de frequência. Com a nova terapia é possível desligar, no aparelho, a frequência correspondente a esse zumbido. Com isto, o cérebro não recebe mais o som externo na mesma frequência e é estimulado a não perceber o zumbido. Com a terapia Notch, realizada com exclusividade pela Menthel, é possível encontrar um caminho diferente no tratamento do paciente que sofre com este sintoma, com respostas ainda mais rápidas e resultados excelentes, até mesmo o alívio total do zumbido.

Além disso, no Encontro, a Menthel realizou a doação de 10 pares de aparelhos auditivos queserão entregues a pacientes com o sintoma. Eles serão submetidos à realização de uma pesquisa, durante 12 meses pela equipe da Menthel/PB, profissionais e estudantes do curso de fonoaudiologia da UFPB, para acompanhamento, avaliação e geração de protocolo do tratamento no zumbido. Entre os objetivos, além de participar da pesquisa, está ajudar a pessoas que não teriam acesso ao tratamento do zumbido, por falta de recursos.

Para a Menthel é extremamente importante apoiar às iniciativas que possam ajudar ainformar sobre o sintoma do zumbido, suas consequências e sobre o tratamento adequado, onde é possível resgatar a autoestima e melhorar a relação do paciente com o seu próprio zumbido, devolvendo sua qualidade de vida.

A Menthel disponibiliza a nova terapia de tratamento do zumbido, Notch. Agende agora mesmo seu atendimento e surpreenda-se com os benefícios da nova terapia.