Entenda melhor o processo da perda auditiva Categoria:

FamiliaMesa_66387184_fmt
A perda auditiva é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Atualmente cerca de 5,7 milhões de brasileiros sofrem de perda auditiva, de acordo com o último censo (2010) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Apesar de ser uma deficiência progressiva, muitas pessoas adiam a busca de ajuda especializada para sua perda auditiva por achar que é algo comum e simples de resolver, como pedir para as pessoas repetirem ou aumentando o volume da TV.  Mas lidar com a perda auditiva é mais complexo e se não tratada pode gerar problemas na vida pessoal e profissional significativos, como: vergonha, isolamento, raiva, falta de concentração, insegurança, tristeza e nos casos mais graves depressão.

A perda auditiva pode ocorrer por danos causados ouvido interno, médio ou externo. Quando o problema é no ouvido interno a causa pode ser pela obstrução de cera e infecções, o tratamento em muitas situações é fácil, mas é preciso agir rápido. No ouvido médio ocorre por inflamação, fluídos ou perfurações, de acordo com a gravidade de cada caso, as opções são medicação ou cirurgia. Já no ouvido externo a causa é por envelhecimento natural, excesso de ruído, medicamentos ou alguns traumas, podendo ser amenizado com o uso do aparelho auditivo.

Também existem diferentes graus de perda de audição, elas são classificadas entre leve, moderada, severa e profunda. É bom reforçar que entre o “ouvir bem” e o “não ouvir nada”, há muita diferença, mas é possível encontrar um tratamento adequado na maioria dos casos. 

Através dos avanços da tecnologia e dos mais modernos recursos oferecidos já é possível encontrar soluções para os diversos motivos que levam à perda auditiva. O mais importante é que ao perceber uma diferença na audição, por menor que seja, busque logo um médico especializado que irá avaliar a causa e fazer um diagnóstico. Na maioria do casos, o uso de aparelho auditivo se torna a melhor solução. 
 
Lembre-se a audição é fundamental em nossas relações e em nosso dia-a-dia. O ideal é ter um acompanhamento e manter em dia os cuidados com a sua audição fazendo periodicamente exames.

A Menthel, licenciada exclusiva da marca Siemens, tem as melhores opções para o cuidado da sua audição. Agende seu atendimento.