Depoimento – Ligia Santos Categoria:

O aparelho auditivo devolveu a Ligia Santos o prazer de ouvir e a vontade de conversar com a família e amigos

Ligia Santos, 58 anos, hoje afirma que já nasceu com perda auditiva, mas até o diagnóstico ser confirmado e encontrar no aparelho auditivo a solução que buscava, foi um longo caminho. “Minha mãe na gravidez contraiu rubéola o que me fez nascer com um problema visual, de menor proporção, e, uma perda auditiva bem significante”, recorda.

Durante a infância e a adolescência a perda auditiva atrapalhou várias etapas e a falta de percepção da família de seu problema agravou mais a situação. “Repetia de ano por não conseguir acompanhar as aulas, não fazia amigos e em casa sentia uma diferença dos meus irmãos, era sempre mais tímida e introspectiva. As constantes situações do dia a dia, como não ouvir um telefone, levou minha família a buscar um especialista, mas o tratamento foi através de remédios e nada ajudou”, recorda.

Mesmo com tantas dificuldades, existiram os momentos alegres, que por pouco não foram privados pela perda auditiva. “Uma das grandes alegrias da minha vida foram os nascimentos dos meus três filhos, mas não pude ouvir o choro deles ao nascer e isso me machucou demais. Sempre tive o apoio do meu marido e foi ele que em uma viagem me levou para conhecer os aparelhos Siemens e então começou uma mudança na minha vida. Foi inesquecível ouvir o som do mar pela primeira vez”, lembra Ligia.

Com o uso do aparelho auditivo os avanços eram percebidos a cada dia. “Pouco depois a Menthel também entrou na minha vida e sou muito grata pelo acompanhamento e pelos profissionais que entendem o que estou passando. Hoje, após o uso de alguns aparelhos, pois acredito que a tecnologia evolui e traz mudanças sem comparação, estou com um modelo da nova linha Binax que atende perfeitamente às minhas necessidades. Com ele compreendo melhor as conversas em barzinhos e tenho prazer de sair com meu marido e participar mais da vida social com meus filhos, recuperar a audição muda a vida de uma pessoa”, conclui.

Ligia Alencar Santos tem três filhos e é paciente Menthel desde 2007.