Barotrauma: saiba como evitar aquela dor de ouvido durante um voo ou ao passar em uma serra Categoria:

Na hora de voar ou de curtir uma viagem a um local que passa por uma serra, de repente aparece àquela sensação de ouvido tampado e que pode incomodar bastante. Essa sensação ruim tem nome e pode ser evitada ou amenizada com simples atitudes. O “barotrauma” é uma lesão causada quando há alterações bruscas na pressão e no volume dentro do ouvido em decorrência da mudança da pressão atmosférica, ou seja, quando você desce ou sobe altitudes rapidamente.

Muitas vezes esse sintoma surge quando a pessoa tem uma secreção, resfriado ou uma simples alergia, fazendo com que o sistema do ouvido não funcione bem e cause esse mal estar.

O incômodo é causado por que a membrana timpânica para vibrar, precisa ter a mesma pressão interna e externa. Quando uma pessoa desce uma serra, mergulha ou viaja de avião, essa pressão é alterada. Se a membrana timpânica é perturbada, a pressão nos ouvidos e sensação de plenitude auricular, percepção do ouvido tampado ou abafado, podem acontecer. Ao voltar à pressão normal vem um “estalo” que pode algumas vezes vir acompanhado de dor. Em situações muito extremas pode chegar até ocasionar o rompimento da membrana timpânica.

Se você viaja com frequência, seja de carro ou de avião, separamos algumas dicas que ajudam a amenizar o incômodo do barotrauma:

Fazer o movimento de “engolir” com a boca;

Tratar a causa da obstrução nasal com um descongestionante;

Mascar chiclete;

Para pessoas que já usam aparelho auditivo, o ideal é retirá-lo durante o trajeto e só voltar a usá-lo quando chegar ao destino.

Boa viagem!