A Casa da Música em Salvador Categoria:

Salvador, a cidade de todos os ritmos. O local que foi berço de tantos estilos musicais desenvolvidos em nossa nação tem grande representatividade quando o assunto da vez é o som que toca e encanta a alma. No famoso bairro do Pelourinho, grande parte da história da música brasileira nasceu, dando origem a novos sons, ritmos e canções que marcaram épocas das mais variadas.

A Casa da Música em Salvador

Por todos esses motivos, e para principalmente preservar na memória da população ao redor do globo as raízes dos ritmos que nasceram na Bahia, foi criada a Casa da Música, espaço inteiramente dedicado ao resgate e lembrança da musicalidade nordestina e brasileira.

O acervo do local é muito variado e dá um longo parâmetro sobre como surgiram sons, ritmos e até instrumentos que hoje em dia são considerados tão característicos e indispensáveis em festejos tradicionais como o carnaval. A origem dos trios elétricos, importantes veículos que carregam em si toda uma bagagem de expressão cultural baiana, também é contemplada no local que abriga em sua exposição o primeiro da história, o trio Fobica.

Além das exposições, a Casa da Música não poderia carregar esse nome se não tivesse apresentações e workshops que envolvessem essa atividade. Por esse motivo, em suas dependências são realizados saraus e bate papos musicados, um prato cheio para quem é apaixonado por essa expressão de arte. A população também é contemplada com aulas de flauta doce e canto gratuitas, ministradas pelos professores de música do espaço, numa garantia de acolhimento e cuidado às comunidades.

Para visitar esse importante espaço e conhecer mais sobre seus projetos, entre em contato através do fone: (71) 3116 1512 ou mande um e-mail para: coord.casadamusica@cultura.ba.gov.br. Endereço: Alto do Abaeté, S/N – Itapuã, Salvador – BA.